A vitamina C desempenha um papel importante na manutenção da saúde de muitos tecidos, e é um componente essencial para a produção de colágeno, uma proteína envolvida na cicatrização de feridas, vasos sangüíneos e pele. Juntamente com o seu papel na saúde e beleza da pele, muitos estudos científicos sugerem que a vitamina C pode impulsionar o sistema imunológico, mas não é um fato definitivo. Qual é a quantidade de vitamina C?
Também conhecido como ácido ascórbico, Isso significa que o corpo não armazena, então você precisa de um suprimento diário dessa vitamina para evitar deficiências. De acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos, a dose diária ideal de vitamina C varia de 40 microgramas em bebês para entre 75 e 90 microgramas para adultos. Mães que amamentam e fumantes precisam de uma dose diária mais alta.
Fontes de vitamina C
Frutas e vegetais são fontes naturais de ácido ascórbico. Em particular, frutas cítricas como limões, laranjas e toranjas; bagas, como mirtilos e morangos; e tomates são boas fontes de vitamina C. Outras fontes naturais de vitamina C incluem batatas, pimentão verde, brócolis, nabo e outros vegetais folhosos. Cereais matinais fortificados e produtos lácteos também são boas fontes de vitamina C.
Efeitos do Sistema Imunológico
De acordo com o Instituto Linus Pauling, o efeito da vitamina C no sistema imunológico permanece controverso. A vitamina C tem sido proposta como uma cura e prevenção para o resfriado comum e outras infecções respiratórias. Embora a vitamina C possa ter um papel na prevenção de pneumonia, por exemplo, mais estudos são necessários para confirmar esse benefício. A pesquisa sobre os efeitos positivos da vitamina C no diabetes, asma e doenças cardíacas não foi conclusiva. De acordo com a Harvard Medical School, muitos estudos que investigam o efeito da vitamina C no sistema imunológico não responderam conclusivamente à questão de sua eficácia.
Deficiência de vitamina C
Se você não ingerir vitamina C suficiente, pode desenvolver sinais de escorbuto. De acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos, essa condição causa inflamação e sangramento das gengivas, fraqueza, hematomas fáceis e má cicatrização de feridas. Outros sintomas incluem dor nas articulações, anemia e dentes soltos. O tratamento do escorbuto inclui o aumento do consumo de alimentos ricos em vitamina C ou a ingestão de suplementos orais. Os sintomas do escorbuto geralmente desaparecem dentro de uma semana ou duas após tomar as doses adequadas de vitamina C. Nunca adicione suplementos à sua rotina diária sem primeiro consultar um médico.