A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel, importante para o crescimento, visão, reprodução, diferenciação e divisão celular e regulação do sistema imunológico. A vitamina também ajuda a prevenir a infecção através da produção de glóbulos brancos e é importante para a pele saudável e membranas mucosas, de acordo com o Office of Dietary Supplements. O Valor Diário (DV) para vitamina A é 5.000 UI, e a deficiência nos Estados Unidos é rara. A ingestão excessiva pode causar toxicidade aguda ou crônica e levar a dores de cabeça, tontura, fadiga, náuseas, dor óssea, visão embaçada ou colestase intra-hepática, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH).> Frutas e vegetais de cor escura são boas fontes de vitamina A. Apenas 1/2 xícara de cenoura cozida contém 270% da vitamina A, ao passo que uma cenoura crua fornece cerca de 175%. Uma xícara de melão em cubos fornece aproximadamente 110% e 1/2 xícara de espinafre cozido fornece impressionantes 230% da vitamina D. Fontes vegetais fornecem vitamina A na forma de carotenóides provitamina A, que inclui alfa-caroteno, beta-caroteno e beta-criptoxantina. O beta-caroteno é a forma de vitamina A melhor transformada em retinol, de acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos, mas a vitamina A de fontes vegetais não é tão bem absorvida quanto a proveniente de fontes animais. O NIH afirma que comer cinco porções de frutas e vegetais por dia contribui com cerca de 50 a 65 por cento do DV da vitamina.
Fontes de Animais
Muitas carnes e produtos de origem animal são abundantes em vitamina A. fontes, vitamina A é fornecida como vitamina A pré-formada e absorvida como retinol, de acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos. Fígado de carne cozida é muito rico em vitamina A, com um 3-oz. servindo fornecendo cerca de 545 por cento do DV. Uma xícara de leite integral e 1/4 de xícara de substituto de ovo fornecem 5% da DV de vitamina A. Produtos lácteos sem gordura não são boas fontes naturais de vitamina A, mas são recomendados em relação ao leite integral para a saúde do coração. Por esta razão, os produtos lácteos isentos de gordura são agora fortificados para substituir a vitamina A perdida durante o processo de remoção de gordura. Uma xícara de leite desnatado enriquecido fornece 10% da vitamina A e é considerada uma fonte ideal da vitamina, já que é mais baixa em gorduras saturadas e colesterol do que outras fontes da vitamina, de acordo com o NIH. Alimentos
Além de produtos lácteos fortificados, muitos cereais e outros alimentos são enriquecidos com vitamina A para garantir que o público atenda à ingestão diária recomendada da vitamina. Uma xícara de farinha de aveia instantânea fornece 25% da vitamina A, e cereais fortificados e prontos para consumo normalmente contêm pelo menos 25% da dose recomendada de vitamina A, de acordo com a Ohio State University. A margarina é agora fortificada para que seu teor de vitamina A seja igual ao da manteiga.