O colecalciferol, também conhecido como vitamina D3, é a forma mais comum e absorvível de vitamina D. Os seres humanos naturalmente absorvem D3 através da exposição à luz solar, mas estilos de vida sedentários impedem milhões de pessoas de obter níveis adequados deste composto essencial. O Dr. William Cannel escreve: "Os seres humanos produzem milhares de unidades de vitamina D [3] poucos minutos após a exposição do corpo inteiro à luz solar". No entanto, a deficiência é alarmante comum. Para criar uma forma de D3 que pode ser consumida por via oral, os biólogos devem aproveitar o processo biológico que ocorre dentro das células da pele.
A Reação Química
A vitamina D3 é formada como um composto semelhante a um esteróide na pele humana . A pele dos mamíferos contém 7-desidrocolesterol, um precursor semelhante ao colesterol do colecalciferol. Quando a pele entra em contato com os raios ultravioleta B (UVB) encontrados na luz solar, ocorre uma reação química que converte o 7-desidrocolesterol em vitamina D3. A vitamina é então convertida pelos rins e fígado em duas outras formas, calcidiol e calcitriol. O corpo também pode formar esses compostos - os produtos "finais" da síntese de vitamina D - da vitamina D2 (ergosterol). No entanto, o D2 é geralmente considerado menos absorvível que o D3.
O Papel da Lanolina
Felizmente, para pessoas que têm pouca exposição à luz solar, os humanos não são os únicos mamíferos que produzem o 7-dehidrocolesterol, o precursor químico da vitamina D3. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, o colecalciferol "é fabricado pela irradiação do 7-dehidrocolesterol da lanolina e pela conversão química do colesterol". Lanolina, o óleo encontrado em pele de carneiro, é uma fonte concentrada de 7-dehdrocolesterol. Quando é irradiada usando lâmpadas UVB, ela cria um processo químico quase idêntico ao que ocorre na pele humana.
Fabricação e Distribuição
Após a lanolina ser irradiada, os fabricantes extraem colecalciferol dela usando produtos mecânicos ou químicos. processos. Os produtores então aplicam o D3 a alimentos fortificados, incluindo leite, iogurte, queijo e outros produtos lácteos. O colecaliferol também é vendido de forma isolada como suplemento dietético. Por ser uma vitamina lipossolúvel, é freqüentemente vendida em forma de cápsula gelatinosa que permite uma absorção mais rápida. Outros fabricantes podem vender D3 como comprimido ou cápsula seca. As concentrações variam enormemente entre os produtos: cada cápsula pode conter uma dose entre 50 e 10.000 unidades internacionais por porção.
, , ] ]