A Vitamina D ajuda o corpo a desempenhar inúmeras funções, incluindo o trabalho com cálcio para aumentar a resistência óssea. Embora o papel preciso da vitamina D no controle de peso seja incerto, vários estudos sugerem que essa vitamina lipossolúvel promove a perda de peso. Por exemplo, se você tem baixos níveis de vitamina D, é mais provável que você seja obeso do que uma pessoa que tenha um nível suficiente, observem os especialistas da Universidade de Maryland Medical Center. Sempre consulte um médico antes de tentar um novo suplemento.
Glândulas Paratireóides
A vitamina D pode ajudar a prevenir o mau funcionamento dos hormônios da paratireóide e é usado para tratar distúrbios das glândulas paratireóides. As quatro glândulas paratireóides no pescoço produzem hormônio paratireóideo, que ajuda o corpo a armazenar e usar cálcio e fósforo. Uma glândula paratireoide subativa pode aumentar suas chances de desenvolver hipotireoidismo, ou hipotireoidismo, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh.
O hipotireoidismo perturba o equilíbrio normal das reações químicas em seu corpo. Quando deixada sem tratamento, pode levar ao ganho de peso e obesidade.
Expert Insight
Os níveis de vitamina D podem prever sua capacidade de perder gordura, especialmente na região abdominal, de acordo com o artigo de 15 de junho de 2009. U Study: Vitamina D Ligada à Perda de Peso ”, de Jessica Van Berkel publicada na publicação MNDaily.com da Universidade de Minnesota. Embora a deficiência de vitamina D tenha sido associada à obesidade, é incerto se os níveis inadequados levam ao ganho de peso ou se o ganho de peso leva a baixos níveis de vitamina D, afirma Shalamar Sibley, pesquisadora da UM no artigo. publicado em janeiro de 2009 "Journal of Endocrinology and Metabolism" descobriu que a deficiência de vitamina D está associada com o aumento da gordura corporal, de acordo com o autor R. Kremer da Universidade McGill, no Canadá.
Vitamina D Toxicidade
Excesso Os níveis de vitamina D podem ser tóxicos, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Suplementos Dietéticos. O limite superior seguro de ingestão de vitamina D é de 4.000 unidades internacionais por dia para maiores de 9 anos, incluindo mulheres grávidas. A toxicidade da vitamina D é causada apenas pelo uso excessivo de suplementos, já que o ODS explica que o corpo limita a quantidade de vitamina D produzida. Os sintomas de toxicidade da vitamina D incluem náuseas, vômitos, confusão, constipação e perda de peso. Pesquisa adicional - A ingestão mais elevada de vitamina D e cálcio pode promover a perda de peso em pessoas obesas que fazem dieta, de acordo com um estudo publicado em novembro de 2010 "American Journal of Clinical Nutrition". O estudo seguiu os participantes obesos com um índice de massa corporal, ou IMC, de 31 durante um período de dois anos. Um IMC de 30 ou mais é considerado obeso. Maior ingestão de cálcio lácteo juntamente com o aumento da vitamina D foi associado com maior perda de peso induzida pela dieta, de acordo com o principal autor do estudo D.R. Shahar.
Fontes e Recomendações
A luz solar estimula a produção de vitamina D na epiderme ou camada externa da pele. A exposição ao sol pode fornecer à maioria das pessoas uma quantidade suficiente de vitamina D. Já que é difícil para as pessoas que vivem nos climas do norte obterem uma quantidade suficiente de vitamina D da luz solar durante o inverno, talvez você precise tomar suplementos de vitamina D, explica. Centro Médico da Universidade de Maryland.
Multivitamínicos normalmente incluem 400 UI de vitamina D, que é a ingestão diária recomendada para adultos, de acordo com o Instituto Linus Pauling da Oregon State University.
Fontes alimentares de vitamina D incluem salmão e sardinha. Leite e fórmula infantil são enriquecidos com vitamina D.