A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel que é produzida pela pele após a exposição à luz solar e está presente em um pequeno número de alimentos. Se você está tomando suplementos de vitamina D, você precisa prestar muita atenção à dose que está tomando, porque tomar muita vitamina D pode causar efeitos colaterais graves e interações com outros medicamentos. O Instituto Nacional de Medicina estabeleceu um nível máximo de ingestão tolerável de 100 mcg por dia, o que equivale a 4.000 UI. Como todos os suplementos de saúde, você só deve tomar vitamina D com a aprovação do seu médico.
Efeitos sobre a atividade da droga
A vitamina D pode afetar como certas drogas são absorvidas pelo organismo ou ativadas dentro do corpo. A atorvastatina, frequentemente vendida sob a marca Lipitor, é uma medicação amplamente utilizada na redução do colesterol. A vitamina D parece diminuir a absorção da atorvastina pelo organismo, o que pode diminuir a atividade da atorvastina e levar a níveis mais altos de colesterol no organismo, relata o MedlinePlus. O calcipotrieno, vendido como Dovonex, é uma versão sintética da vitamina D usada para tratar a psoríase. Como a vitamina D e o calcipotrieno têm efeitos muito semelhantes no corpo, tomar os dois ao mesmo tempo pode levar a sintomas de toxicidade da vitamina D.
Medicamentos para o coração
Vários medicamentos para o coração podem ser afetados pela vitamina D. D aumenta a absorção de cálcio pelo organismo. Altos níveis de cálcio podem afetar o coração. Tomar grandes doses de vitamina D pode aumentar a atividade da droga digoxina e resultar em um batimento cardíaco irregular. Em contraste, grandes doses de vitamina D podem diminuir a atividade de dois medicamentos para angina, diltiazem e verapamil. Diminuir a eficácia destes medicamentos pode aumentar o risco de angina e pressão arterial elevada, explica Medline, também conhecido como "pílulas de água" são usados para tratar a pressão arterial elevada. Um dos efeitos colaterais dos diuréticos é o aumento dos níveis de cálcio no organismo. A vitamina D também aumenta o cálcio no corpo, e tomar diuréticos com altas doses de vitamina D pode elevar o cálcio a níveis perigosos.
Metabolismo do Fígado
O fígado é responsável por metabolizar muitas drogas. Altas doses de vitamina D podem aumentar o metabolismo do fígado, fazendo com que os medicamentos sejam quebrados e removidos do corpo mais rapidamente do que o normal. Vários medicamentos podem ser afetados pela vitamina D desta forma, incluindo triazolam, indinavir, estrogênio, ciclosporina e lovastatina.
Toxicidade da vitamina D
O consumo excessivo de vitamina D pode levar a vários efeitos nocivos sobre o corpo, alguns dos quais pode ser bastante grave. Sintomas gerais de toxicidade da vitamina D incluem náuseas, vômitos, perda de apetite, boca seca e um gosto metálico incomum na boca. Dor de cabeça, sonolência, fraqueza e fadiga também podem ocorrer. A ingestão prolongada de grandes doses de vitamina D pode causar o aumento dos níveis de cálcio no organismo. Altos níveis de cálcio podem causar depósitos de cálcio nos órgãos e vasos sanguíneos, causando danos que podem levar a doenças cardíacas, pedras nos rins ou outras condições de saúde.