A vitamina D é uma vitamina solúvel em gordura que contribui para a saúde óssea e o bem-estar geral. A vitamina D3 é a forma deste nutriente essencial que está mais intimamente ligado ao aumento dos níveis de vitamina D no sangue, diz a Universidade de Maryland Medical Center (UMMC). Os efeitos da deficiência de vitamina D podem afetar sua saúde de forma negativa e séria. Nas crianças, está relacionado ao raquitismo, enquanto os adultos podem sofrer de osteomalácia.
Mais sobre a vitamina D
O Departamento de Suplementos Alimentares dos EUA indica que a vitamina D não é encontrada naturalmente em muitos alimentos; A vitamina D3 é encontrada no fígado bovino, queijo e gemas, enquanto a vitamina D2 é encontrada em alguns tipos de cogumelos. Numerosos alimentos, como leite, suco de laranja e cereais, são enriquecidos com vitamina D2, vitamina D3 ou ambos. A vitamina D também está disponível na forma de suplementos dietéticos. A vitamina D também é sintetizada pelo seu próprio corpo quando os raios ultravioletas do sol atingem sua pele. Crianças entre as idades de 0 a 18 anos precisam de 400 a 600 UI desta vitamina. Adultos saudáveis precisam de cerca de 600 IUs, enquanto os 70 e mais velhos precisam de 800 UIs.
Raquitirias
O principal trabalho da vitamina D é ajudar o corpo a absorver os minerais cálcio e fósforo do trato intestinal, relata a Mayo Clinic. . Crianças que sofrem de deficiência de vitamina D não possuem níveis adequados desses minerais em seus ossos. As crianças com raquitismo experimentam atrasos no crescimento, músculos fracos e dor na coluna vertebral, pélvis e pernas. O raquitismo se apresenta na forma de anormalidades esqueléticas. Crianças com raquitismo podem ter pernas arqueadas, ossos do peito que se projetam para a frente, tornozelos e pulsos grossos e espinhas anormalmente curvas. Quando o raquitismo não é tratado, pode causar complicações adicionais, como ossos que fraturam facilmente, anormalidades dentárias, dificuldade para respirar, convulsões e pneumonia.
Osteomalácia
Quando o raquitismo ocorre em adultos, é chamado osteomalácia. De acordo com a Mayo Clinic, em seus estágios iniciais, você pode ser assintomático. Conforme a doença progride, os adultos notam dor nos ossos, principalmente nos quadris, pernas e parte inferior das costas. Esta forma de deficiência de vitamina D também pode causar fraqueza muscular e diminuição geral da massa muscular. As complicações associadas à osteomalácia incluem risco aumentado de fratura óssea, especialmente na coluna vertebral, pernas e costelas. Os adultos com maior probabilidade de sofrer de osteomalácia são aqueles que recebem quantidades insuficientes de vitamina D dos alimentos que comem e que também raramente ou nunca saem ao sol.
Outras dicas
De acordo com o UMMC, os pesquisadores estão explorando a ligação entre baixos níveis de vitamina D e outras condições, como pressão alta, depressão, obesidade e certos tipos de câncer. Se você estiver preocupado com o fato de não estar obtendo vitamina D suficiente, consulte seu médico em vez de se auto-tratar com suplementos dietéticos. A toxicidade da vitamina D pode causar hipercalcemia, uma condição na qual o cálcio se acumula no sangue, resultando em sintomas como náusea, constipação, pedras nos rins, fraqueza e um ritmo cardíaco anormal.
, , ] ]