Vitamina A
A vitamina A é lipossolúvel e não deve ser o dobro -dosado. A vitamina A é usada para melhorar a visão, a pele, a resposta imunológica e promover a divisão celular normal. O site do Guia de vitaminas e suplemento de saúde afirma que uma dose superior a 20.000 UI de vitamina A é tóxica para o corpo humano. Fadiga, náusea e vômito podem indicar uma overdose deste suplemento. Outro efeito nocivo de uma dose dupla desta vitamina em mulheres grávidas é um potencial dano ao feto.
Vitamina D
A vitamina D pode ser tóxica em doses duplas. Esta vitamina é produzida pelo organismo em resposta à exposição solar, ou UV, e promove o uso de cálcio para ossos fortes e saudáveis. MedlinePlus observa que dor de cabeça, náusea, fraqueza, dor muscular e um gosto metálico podem significar overdose desta vitamina. Doses tóxicas de vitamina D tomadas durante um período prolongado podem resultar em depósitos irreversíveis de cristais de cálcio nos tecidos moles; isso pode ser prejudicial para o coração, pulmões e rins.
Vitaminas C e E
Embora as vitaminas C e E sejam solúveis em água, o que significa que doses extras são geralmente eliminadas inofensivamente através da urina, doses duplas não são recomendado. Os Institutos Nacionais de Saúde afirmam que o excesso de vitamina E, ou dl-alfa-tocoferol, em quantidades superiores a 1000 mg por dia pode causar sangramento. A vitamina C, um potente antioxidante usado para estimular o sistema imunológico, pode neutralizar alguns tratamentos de quimioterapia e causar problemas estomacais, se tomado em excesso, de acordo com a MayoClinic.com. contêm não-vitaminas que são tóxicas em grandes doses. Especificamente, ferro e cálcio, minerais que ajudam na densidade óssea, são prejudiciais se uma dose dupla de multivitamínico for ingerida, de acordo com o site Vitamins and Nutrition Center. Os multivitamínicos de dupla dosagem também podem fornecer ingestão excessiva de vitamina A, D, C e E, todos prejudiciais em excesso.