Laxantes e diuréticos são dois tipos de medicamentos que podem ser usados quando o corpo precisa se livrar de líquidos ou fezes extras. Embora esses medicamentos geralmente funcionem bem para prevenir a pressão alta, o acúmulo excessivo de líquidos ou a constipação, o uso excessivo pode causar efeitos negativos no corpo. Certos tipos de vitaminas, que são essenciais para o funcionamento normal do corpo, podem se esgotar com o uso excessivo de laxantes ou diuréticos.
Laxantes
Os laxantes são normalmente usados para prevenir a constipação, em um esforço para regular os movimentos intestinais. Eles trabalham, levando o intestino grosso a se mover e empurrar os resíduos para fora do corpo. O corpo já absorveu grande parte da gordura através do intestino delgado, e os resíduos são uma combinação de água, eletrólitos, fibras e minerais. Algumas pessoas abusam de laxantes como uma forma de perda de peso, esperando que o uso crônico após as refeições resulte em menos calorias sendo adicionadas ao corpo após uma compulsão. De acordo com a National Eating Disorders Association, o abuso freqüente de laxantes só consegue promover a desidratação, desequilíbrios eletrolíticos e deficiências de vitaminas.
Laxantes e depleção de vitaminas
As deficiências de vitaminas podem se desenvolver com diarréia crônica que ocorre devido ao uso frequente de laxantes. A vitamina A é importante para apoiar o sistema imunológico e é um fator no tecido saudável dos olhos, reprodução, crescimento ósseo e divisão celular. Uma deficiência de vitamina A pode levar à cegueira e a uma maior suscetibilidade à infecção. O uso excessivo de laxantes também pode resultar em uma deficiência de vitamina D, que pode levar à dor nas articulações, fraqueza muscular e perda auditiva. Depleção de vitamina E pode resultar do uso excessivo de laxantes, que causam sintomas de pele seca e cabelo, eczema erupção e fácil hematomas. Diuréticos são medicamentos que são prescritos para remover o excesso de líquido do corpo. Às vezes chamados de pílulas de água, os diuréticos fazem com que os rins retirem o excesso de líquido da corrente sanguínea, onde é excretado pela urina. Eles são normalmente prescritos para tratar doenças cardíacas, como insuficiência cardíaca congestiva ou pressão alta. Os diuréticos causam um aumento na produção de urina, e o uso excessivo de diuréticos pode causar alterações nos desequilíbrios eletrolíticos ou deficiências de vitaminas. Devido a isso, seu médico pode verificar seus níveis sanguíneos e você pode precisar tomar suplementos para restaurar as vitaminas que foram esgotadas.
Vitaminas do complexo B, também chamadas vitaminas hidrossolúveis, são aqueles que são tomados através de dieta, mas não são armazenados no corpo. O uso excessivo de diuréticos pode causar deficiências em algumas dessas vitaminas solúveis em água. Tiamina, ou vitamina B-1, suporta o sistema imunológico e desempenha um papel fundamental no metabolismo celular. A deficiência de tiamina causa depressão, fraqueza muscular e perda de memória. O ácido fólico também pode ser depletado por meio de diuréticos, o que pode levar à anemia. As mulheres que estão grávidas e que tomam certos tipos de diuréticos podem se tornar deficientes em ácido fólico, o que poderia levar a defeitos congênitos em seus bebês.