As vitaminas A, D, E e K são as vitaminas lipossolúveis. Eles são absorvidos no intestino delgado usando os mesmos mecanismos de transporte que os colesteróis e gorduras, porque eles não se misturam bem com soluções aquosas, como fluido celular e sangue. As deficiências dessas vitaminas são menos comuns do que as vitaminas solúveis em água, porque são armazenadas em quantidades muito maiores no corpo. No entanto, indivíduos com distúrbios intestinais como a doença de Crohn podem desenvolver deficiências devido à absorção inadequada. Consulte a seguinte lista de alimentos ricos em cada vitamina, se você precisa para complementar sua dieta.
Vitamina A
A vitamina A é particularmente elevada em fígados de peixes e animais, se óleo de peixe fígado de bacalhau, fígado de peru ou ganso fígado. Leites e queijos contêm níveis significativos também. Para os vegetais, considere cenoura, espinafre, batata-doce e couve. Frutas com alto teor de vitamina A incluem melão, mamão e manga. A deficiência de vitamina A pode causar cegueira noturna e um sistema imunológico enfraquecido.
Vitamina D
Muitos alimentos nos Estados Unidos e na Europa, como leites e queijos, são enriquecidos com vitamina D. Se você não conseguir para comer laticínios, considere cereais fortificados e farinha de aveia. A maior densidade de vitamina D por porção de 100g vem do óleo de peixe de fígado de bacalhau, arenque e salmão. Baixos níveis de vitamina D podem levar ao raquitismo em crianças e osteomalácia (fraqueza óssea) em adultos.
Vitamina E
A vitamina E vem principalmente de nozes, grãos e vegetais de folhas verdes. O óleo de gérmen de trigo é a fonte mais concentrada de vitamina E disponível. Considere amêndoas, sementes de girassol, avelãs e manteiga de amendoim também. Vários óleos são naturalmente ricos em vitamina E, incluindo girassol, cártamo, milho e soja. A deficiência de vitamina E se manifesta como problemas neurológicos (dificuldade com equilíbrio ou sensação) e disfunção do sistema imunológico.
Vitamina K
Vegetais de folhas verdes são a melhor fonte de alimentos ricos em vitamina K. Kale, espinafre, nabo e collards são as quatro fontes mais concentradas. A deficiência de vitamina K pode causar anormalidades na coagulação. Esteja ciente de que, se você está tomando coumadin, uma dieta rica em vitamina K pode causar problemas com os exames periódicos de sangue INR. Deixe seus médicos saberem se você mudou sua ingestão diária de vitamina K para que eles possam fazer os ajustes adequados.