O excesso de vitaminas é desnecessário para a maioria dos indivíduos saudáveis, pois seu corpo usa apenas o que precisa e o restante é excretado ou armazenado. Absorção ou excreção depende do tipo de vitamina, possíveis interações medicamentosas e suas necessidades alimentares. Fale com seu médico antes de tomar suplementos vitamínicos ou fazer outras mudanças na dieta.
As vitaminas são solúveis em água ou lipossolúveis. Seu corpo usa vitaminas C e B solúveis em água rapidamente e quantidades excessivas são secretadas na urina. O excesso de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K são armazenadas nos tecidos hepático e adiposo. Embora qualquer tipo possa ser prejudicial se tomado em grandes quantidades, é mais provável que as vitaminas lipossolúveis sejam mais tóxicas devido à absorção mais lenta e ao armazenamento mais prolongado.
Ingestão Recomendada
O Food and Nutrition Board estabelece diretrizes para necessidades dietéticas diárias. Os termos comumente usados nas diretrizes incluem ingestão dietética recomendada (RDA), ingestão dietética de referência (DRI) e nível de ingestão superior tolerável (UL). A maioria dos suplementos vitamínicos e rótulos de alimentos lista um Valor Diário (DV), ilustrando a porcentagem da quantidade diária recomendada de uma vitamina por porção. As percentagens de DV baseiam-se em dietas adultas de 2.000 calorias. Quando prescrito por um médico ou nutricionista, MayoClinic.com recomenda multivitaminas contendo 100 por cento do valor diário de todas as vitaminas e minerais e adverte contra "megadose" suplementos.
Fontes de vitamina
De acordo com a Food and Drug Administração, a maioria dos americanos obtém todas as vitaminas que precisam dos alimentos. No entanto, seu médico pode recomendar suplementos para algumas doenças, se sua dieta não fornecer vitaminas adequadas ou se estiver grávida ou amamentando. Suplementos vitamínicos diários não são um substituto para hábitos alimentares saudáveis e alimentos integrais contêm micronutrientes e antioxidantes não encontrados em suplementos.
Considerações
Fale com o seu médico e farmacêutico sobre interações medicamentosas entre over-the-counter ou prescrição medicação e vitaminas. Os laxantes fazem com que alimentos e suplementos se movam rapidamente pelo corpo, resultando na excreção de muitos nutrientes. Algumas medicações para o colesterol reduzem a bile necessária para vitaminas lipossolúveis, resultando na redução da absorção de vitaminas. Alternativamente, a vitamina K pode reduzir a eficácia dos diluentes de sangue.
Os sintomas de tomar uma grande quantidade de vitamina varia de dores de cabeça e náuseas para perda de peso e tontura. No entanto, grandes quantidades de algumas vitaminas estão ligadas a problemas de saúde mais sérios. O consumo excessivo de vitamina A pode resultar em toxicidade hepática e defeitos congênitos. A vitamina C em excesso está ligada a pedras nos rins e aumenta a absorção de ferro. Uma overdose de vitamina D pode causar depósitos de cálcio e ritmos cardíacos irregulares. Tomar muita vitamina B-6 pode causar danos nos nervos.