Embora muitas pessoas estejam preocupadas em não consumir vitaminas suficientes, existe um sério risco de toxicidade, ou uma overdose desses nutrientes. As vitaminas solúveis em água são normalmente excretadas do corpo quando em excesso. No entanto, as vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K, ficam armazenadas nos depósitos de gordura do corpo, para que possam se acumular e levar a sérios efeitos colaterais. Fale com o seu médico antes de tomar qualquer suplemento.
Vitamina A
Consumir mais do que a quantidade diária recomendada de vitamina A pode levar a uma condição conhecida como hipervitaminose A. Os primeiros sinais de toxicidade são geralmente visão turva e dores de cabeça. Outros efeitos de overdose incluem vômitos, diarréia, náusea, tontura, zumbido nos ouvidos, fadiga, insônia, irritabilidade, erupções cutâneas e outros problemas, perda de cabelo, dor nas articulações, problemas menstruais, danos ao fígado, crescimento ósseo anormal ou osteoporose e danos ao sistema nervoso . Se as mães grávidas tomam quantidades excessivas de vitamina A, pode resultar em defeitos congênitos.
Vitamina D
Semelhante à vitamina A, muita vitamina D é chamada hipervitaminose D e geralmente é causada por excesso de suplementação. Esta condição pode levar a depósitos de cálcio, ossos fracos e fraqueza geral, pedras nos rins e outros problemas renais, surdez, náusea, vômito, dor de cabeça, sede extrema, fadiga, excesso de produção de urina e perda de apetite. Também pode aumentar o colesterol ea pressão arterial.
Vitamina E
Tomar muita vitamina E pode resultar em náuseas, vômitos, fadiga severa, fraqueza muscular, pressão alta, fácil hematomas e sangramento, visão dupla e lenta cicatrização de feridas. Também pode levar a uma embolia pulmonar, uma condição na qual uma ou mais artérias em seus pulmões ficam bloqueadas por coágulos sanguíneos que viajam para lá de outras partes do corpo. Efeitos mais extremos incluem derrame hemorrágico e morte prematura.
Vitaminas B
As vitaminas do complexo B são solúveis em água, por isso os efeitos da overdose são mais raros e muitas vezes geralmente assintomáticos. Uma overdose de vitamina B-1 pode se apresentar com batimento cardíaco rápido ou irregular, pressão arterial baixa, dor de cabeça, fraqueza e convulsões. Uma overdose de vitamina B-3 pode resultar em tontura, formigamento nas pontas dos dedos, batimentos cardíacos irregulares, glicose alta no sangue, disfunção hepática, gota e úlceras pépticas. Uma overdose de vitamina B-6 pode incluir respiração rápida, danos nos nervos nas extremidades, diminuição da sensação de toque, dor e temperatura, perda de coordenação, problemas de memória e depressão potencial. Doses muito altas de ácido fólico podem causar danos ao sistema nervoso central.
Vitamina C
Quando as megadoses são tomadas por um longo período de tempo e depois descontinuadas, pode ocorrer escorbuto de rebote ou deficiência de vitamina C. Outros efeitos colaterais de overdose incluem náuseas, diarréia, insônia, fadiga, dores de cabeça, ondas de calor e pedras nos rins. Como a vitamina C aumenta a absorção de ferro, a superdosagem com vitamina C pode causar uma sobrecarga de ferro em alguns pacientes.