casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Quais são os perigos do excesso B6 e B12?

As vitaminas B6 e B12 são ambas vitaminas do complexo B solúveis em água e, embora o corpo normalmente excrete os excessos de vitaminas solúveis em água através da micção, ele tem a capacidade de armazenar o excesso vitamina B12 no fígado para uso futuro. A vitamina B6 é essencial para o metabolismo protéico, produção e oxigenação da hemoglobina, função imunológica e neurológica e conversão do triptofano em niacina. A vitamina B12 desempenha um papel vital na produção de DNA, formação de glóbulos vermelhos, função neurológica e metabolismo das gorduras e proteínas.

Recommended Dietary Allowances of

A dose diária recomendada, ou RDA, de vitamina B6 é de 1,3 mg para homens e mulheres de 19 a 50 anos, 1,5 mg para mulheres acima de 50 anos, 1,7 mg para homens acima de 50 anos, 1,9 mg para gestantes e 2 mg para mulheres lactantes, segundo o Instituto Nacional de Saúde dos Suplementos Dietéticos. Cereais fortificados, batatas, frango, porco, carne bovina, feijão, sementes e nozes são excelentes fontes de vitamina B6. A RDA de vitamina B12 é de 2,4 mcg para aqueles com mais de 14 anos, exceto para mulheres grávidas e lactantes, que devem consumir 2,6 mcg e 2,8 mcg de vitamina B12 diariamente, respectivamente. Cereais fortificados, fígado bovino, amêijoas, peixe e produtos lácteos fornecem quantidades significativas de vitamina B12. Cogumelos são o único alimento não animal conhecido que contém naturalmente a vitamina B12.

Riscos de Deficiência

A deficiência de vitamina B6 é incomum no mundo industrializado, mas pode causar inflamação da pele, uma ferida na língua. , náusea, anemia, pedras nos rins, irritabilidade, depressão, confusão e convulsões. As deficiências de vitamina B12 são caracterizadas por anemia megaloblástica, fadiga, fraqueza, constipação, anorexia, perda de peso, perda de coordenação, confusão, perda de memória, demência, sensibilidade da boca ou língua e formigamento ou dormência nas extremidades. de Toxicidade

O Conselho de Alimentos e Nutrição do Instituto de Medicina define o nível máximo de ingestão tolerável para vitamina B6, ou a maior dose diária que pode ser tomada com segurança, em 100 mg para adultos. Doses maiores podem causar danos nos nervos dos braços e pernas. Danos nervosos tem sido relatados em doses abaixo de 500 mg por dia. O Instituto Nacional de Saúde dos Suplementos Dietéticos relata que não há efeitos colaterais conhecidos do consumo excessivo de vitamina B12. Estudos não demonstraram efeitos tóxicos em indivíduos que consumiram mais de 400 vezes a dose diária recomendada por até cinco anos.