As vitaminas B12 e B1, ou tiamina, são dois dos oito tipos de vitaminas B que seu corpo usa diariamente para metabolizar os nutrientes dos alimentos em energia utilizável. As vitaminas do complexo B trabalham em conjunto para realizar uma variedade de funções corporais, incluindo a formação de glóbulos vermelhos e estimulando suas funções cognitivas. Nem a vitamina B-12 nem a tiamina têm uma dose limite superior, mas você não deve exceder a ingestão padrão recomendada sem consultar um médico.
A ingestão diária de vitamina B-12
A vitamina B-12 é única porque, Ao contrário de outras vitaminas B solúveis em água, seu corpo armazena vários anos de B-12 em seu fígado. Isso torna a deficiência de vitamina B-12 rara, a menos que você tenha um distúrbio gastrointestinal que prejudique a absorção de nutrientes, ou se você é um vegetariano estrito que não está recebendo a suplementação adequada de B-12. A ingestão diária recomendada de vitamina B-12 para homens e mulheres é de 2,4 microgramas. De acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos, não há limite superior tolerável - o nível mais alto que você pode tomar sem o risco de efeitos colaterais adversos - para a vitamina B-12 existe por causa do baixo potencial de toxicidade.
A tiamina é uma vitamina solúvel em água que seu corpo não armazena; você deve substituí-lo diariamente de fontes alimentares. Sem ingestão adequada, os sintomas de depleção ou deficiência da tiamina podem aparecer dentro de 14 dias. A recomendação diária é de 1,2 miligramas para homens adultos e 1,1 miligramas para mulheres adultas. O Instituto Linus Pauling observa que um pequeno número de reações anafiláticas ocorreu a partir de grandes doses intravenosas de tiamina. No entanto, nenhuma ingestão tolerável de nível superior é estabelecida porque a pesquisa não indica efeitos tóxicos do excesso de consumo alimentar ou suplemento de tiamina.
Fontes de alimentos
Obtenha sua ingestão diária de vitaminas B-12 e tiamina de fontes alimentares em vez de suplementos, a menos que seja indicado pelo seu médico. Alimentos à base de animais são ricos em vitamina B-12, incluindo salmão, truta e atum com 1,0 a 5,4 microgramas por porção de 3 onças. Leite, queijo e iogurte têm 0,9 a 1,4 microgramas por porção de 1 xícara. Se preferir alimentos não animais, os cereais fortificados integrais contêm entre 1,5 e 6,0 microgramas por dose. Feijões e nozes ricos em tiamina rendem 0,17 a 0,19 miligramas por porção de 1/2 xícara, enquanto arroz integral, pão de trigo e cereais de germe de trigo contêm 0,10 a 4,47 miligramas. Fontes de tiamina baseadas em animais incluem leite, ovos e carne de porco com 0,03 a 0,72 miligramas por dose.
Vitaminas e Interações
Embora a vitamina B-12 e a tiamina não tenham um limite superior tolerável, formas suplementares dessas vitaminas podem causar interações com medicamentos. A vitamina B-12 tem o potencial de interagir com antibióticos, medicamentos para diabetes e inibidores da bomba de prótons para tratar a doença do refluxo ou úlceras pépticas. A tiamina pode interagir com medicamentos anticonvulsivantes para tratar distúrbios convulsivos, diuréticos e alguns medicamentos contra o câncer. Consulte o seu médico antes de tomar suplementos vitamínicos para determinar a segurança para sua condição e possíveis efeitos colaterais. Coceira, diarréia, sonolência e fraqueza muscular podem ocorrer quando se toma suplementos de vitamina B-12 ou tiamina.