As vitaminas são classificadas em duas categorias, solúvel em água e solúvel em gordura, com base em como seu corpo as absorve. Há um total de nove vitaminas solúveis em água: tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, vitamina B6, vitamina B12, vitamina C, ácido pantotênico e biotina. Embora a maioria das vitaminas solúveis em água não sejam tóxicas, algumas delas têm o potencial de toxicidade.
Fisiologia
Quando você consome alimentos que contêm vitaminas solúveis em água, os alimentos são digeridos e as vitaminas são dissolvido na água em seu corpo. Uma vez que as vitaminas são dissolvidas, elas entram na corrente sanguínea. As vitaminas que seu corpo precisa são absorvidas no intestino delgado e quantidades em excesso permanecem na corrente sanguínea, onde viajam para os seus rins. As quantidades em excesso são geralmente excretadas na urina.
Método de Toxicidade
Das nove vitaminas solúveis em água, apenas quatro demonstraram ter potencial para toxicidade: niacina, vitamina B-6, folato e vitamina C.
Niacina e vitamina C não são conhecidos por serem tóxicos quando consumidos em grandes quantidades através dos alimentos que você come. Seu potencial tóxico está relacionado à ingestão apenas de suplementação. A vitamina B-6 pode ser tóxica quando consumida em grandes quantidades, embora em “Nutrition and You”, Joan Salge Blake afirme que seria muito difícil ingerir quantidades excessivas da vitamina. A forma natural de folato encontrada nos alimentos não tem potencial tóxico. O ácido fólico em suplementos ou em alimentos enriquecidos, no entanto, pode ser tóxico quando consumido em grandes quantidades.
Sintomas
A toxicidade da niacina é geralmente caracterizada por rubor, uma coloração avermelhada na face, braços e peito. Além disso, muita niacina pode causar náuseas e vômitos e elevar os níveis de glicose no sangue. Se os níveis de niacina não forem corrigidos, isso pode levar a danos no fígado. A toxicidade da vitamina B-6 pode causar danos nos nervos. O consumo excessivo de folato não causa nenhum sintoma, mas pode mascarar os sintomas de uma deficiência de B-12, que pode eventualmente levar à anemia. A ingestão excessiva de vitamina C pode causar náuseas, cólicas estomacais e diarréia. O excesso de vitamina C também pode levar ao desenvolvimento de cálculos renais, observa Salge Blake.
Níveis de ingestão toleráveis superiores
Para evitar uma toxicidade vitamínica, o Food and Nutrition Board estabeleceu um nível de ingestão tolerável superior ou UL, para cada uma das quatro vitaminas solúveis em água. O nível de ingestão tolerável superior é a maior quantidade de vitamina que você pode consumir diariamente sem causar efeitos colaterais negativos.
Os níveis máximos de ingestão tolerável para niacina, vitamina B-6, folato e vitamina C são 35 miligramas, 100 miligramas, 1.000 microgramas e 2.000 miligramas, respectivamente.
Considerações
Embora algumas das vitaminas solúveis em água têm o potencial de toxicidade, é mais provável que você enfrente deficiências. Isso ocorre porque o corpo não pode armazenar quantidades excessivas de vitaminas solúveis em água e excreta o excedente em sua urina.
, , ] ]