A vitamina K é um micronutriente lipossolúvel que o corpo necessita para produzir proteínas de coagulação do sangue. A forma da vitamina K na comida chama-se K1 ou filoquinona. Como a vitamina K não se dissolve na água, ela só pode ser absorvida pelo intestino delgado em combinação com a gordura. A má absorção de gordura descreve qualquer condição médica que interfira na digestão e absorção de gordura. Deficiências das vitaminas lipossolúveis, incluindo a vitamina K, podem se desenvolver se você tiver uma condição médica que cause má absorção de gordura.
Digestão Gorda
Absorção de vitamina K na dieta do intestino delgado depende da digestão normal da gordura . À medida que alimentos contendo vitamina K e gorduras penetram no intestino delgado, o pâncreas e a vesícula biliar liberam enzimas digestivas e bílis, respectivamente. A bile emulsiona as gorduras da dieta e as vitaminas lipossolúveis, quebrando grandes glóbulos de gordura em minúsculas gotículas que permanecem suspensas na mistura de alimentos à base de água do intestino. O resultado é semelhante ao que acontece quando você agita óleo e vinagre em conjunto para molho de salada; o óleo se quebra em minúsculas gotas que se misturam ao vinagre. As enzimas do pâncreas se ligam às minúsculas gotículas de gordura e as digerem em pequenas moléculas de gordura que as células intestinais podem absorver. A secreção inadequada de enzimas biliares ou digestoras de gordura leva à digestão incompleta da gordura, com uma diminuição relacionada na absorção tanto da gordura da dieta como das vitaminas lipossolúveis que a acompanham. Fígado, vesícula biliar ou doença pancreática grave podem levar a má absorção de gordura e deficiências das vitaminas lipossolúveis K, A, D e E.
Absorção de gordura
Em alguns casos, a digestão de gordura é normal, mas a absorção pelas suas células intestinais é prejudicada. Isso pode ocorrer com inflamação causada pela doença de Crohn, colite ulcerativa ou doença celíaca. A remoção cirúrgica de um grande segmento do intestino delgado e certos tipos de cirurgia para perda de peso também podem interferir na absorção de gordura alimentar e vitaminas solúveis em gordura. Sinais e Sintomas
A má absorção de gordura significativa geralmente causa sintomas gastrointestinais distintos, incluindo inchaço do abdómen, excesso de gases intestinais, diarreia, fezes oleosas ou oleosas, um odor intenso associado às fezes e perda de peso involuntária. A deficiência de vitamina K causada pela má absorção de gordura pode interromper a coagulação sanguínea normal, levando potencialmente a hematomas, hemorragias nasais freqüentes, sangramento na gengiva, sangramento menstrual intenso e sangramento prolongado com pequenos cortes ou arranhões.> Uma deficiência de vitamina K causada por má absorção de gordura normalmente requer uma abordagem de tratamento em duas frentes. A curto prazo, seu médico pode prescrever suplementos de vitamina K para corrigir a deficiência e restaurar sua capacidade normal de coagulação do sangue. Tratamento da condição subjacente causando a má absorção de gordura também prova importante para sua saúde geral. O plano de tratamento específico varia, dependendo da natureza da doença subjacente. Com má absorção de gordura crônica, você pode precisar tomar suplementos de vitamina K indefinidamente.