casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Você pode overdose de vitaminas gomosas?

Aproximadamente dois terços dos americanos consomem um suplemento multivitamínico a cada dia, de acordo com a Colorado State University Extension. Embora a maioria dos especialistas argumente que a comida serve como uma fonte melhor de nutrientes do que os suplementos, os multivitamínicos podem ajudar a garantir a quantidade suficiente de nutrientes vitais que a sua dieta pode estar faltando. As vitaminas gomosas fornecem uma alternativa saborosa às pílulas tradicionais, tornando-as uma escolha popular para crianças e adultos.

Risco de overdose

Embora a maioria das vitaminas gomosas contenha doses relativamente baixas de muitas vitaminas e minerais, ainda é possível overdose se você comer mais do que a dose diária recomendada. As gomas com ferro representam o maior perigo, por isso os pais devem evitar quaisquer vitaminas que contenham ferro. Mesmo os adultos podem overdose por comer muitas gomas contendo ferro. As vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A, D, E e K, também apresentam risco de overdose. Segundo a Biblioteca Nacional de Medicina, várias marcas de vitaminas gomosas contêm 100 microgramas de vitamina D por unidade. A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos adverte que mais de 2.000 microgramas de vitamina D por dia podem representar perigo, portanto, uma pessoa que come 20 dessas gomas pode sofrer riscos à saúde. As vitaminas solúveis em água, como a vitamina C, não representam perigo em termos de sobredosagem, porque qualquer excesso deixa o corpo durante a micção.

Benefícios

O sabor e as cores vivas das vitaminas gomosas podem tornar as crianças e os adultos mais propensos tomar suas vitaminas a cada dia. Estes suplementos podem preencher algumas deficiências nutricionais em sua dieta, e podem ser uma maneira eficaz para as crianças tomarem suas vitaminas se tiverem problemas para engolir as pílulas.

O Centro de Controle de Envenenamento de Connecticut avisa que o aparecimento de vitaminas gomosas podem aumentar o risco de envenenamento acidental para crianças. Como esses suplementos parecem muito com doces, crianças pequenas podem confundi-los com ursinhos de goma, levando a um possível consumo excessivo. EUA hoje também cita um aumento do risco de cáries para crianças que consomem vitaminas gomosas em comparação com crianças que não. Um estudo da FDA de 2009 também descobriu que muitas vitaminas gomosas contêm surpreendentemente altos níveis de chumbo, embora esses níveis sejam comparáveis ​​aos de outras multivitaminas.

Dosagem A maioria dos fabricantes de vitaminas gomosas recomenda uma goma por dia para crianças entre as idades de 2 e 3, ou duas vitaminas para crianças com idades entre 4 e acima. Crianças com menos de 2 anos não devem tomar essas vitaminas devido a um risco de asfixia. O especialista em medicina da Universidade de Wisconsin sugere que a maioria das vitaminas gomosas é nutricionalmente insuficiente. Isto é principalmente porque estes suplementos são projetados para crianças, e os fabricantes querem minimizar o risco de overdose. Apesar do baixo nível de nutrientes que contêm, as vitaminas gomosas servem como um método de baixo custo de seguro contra nutrientes perdidos.