As vitaminas B4, C, E e K podem ser encontradas em alimentos, bem como em suplementos vitamínicos. As vitaminas B4 e C são solúveis em água, o que significa que elas se dissolvem na água e são excretadas pelo corpo através da urina ou fezes quando não são imediatamente necessárias. As vitaminas E e K são lipossolúveis, o que significa que elas se dissolvem em gordura e são armazenadas no fígado quando não são necessárias. É importante ter uma ingestão diária de vitaminas solúveis em água, porque estes são os que não são armazenados para uso futuro.
B4
A vitamina B4 solúvel em água também é conhecida como adenina. Esta vitamina é necessária para a produção de adenosina trifosfato (ATP), que permite o transporte e liberação de energia celular para o metabolismo. Levedura de cerveja e grãos integrais contêm vitamina B4; a vitamina é encontrada associada a outras vitaminas B em pães e cereais. Quantidades menores podem ser encontrados em ervas e especiarias, como sálvia, hortelã, sementes de cominho e gengibre.
Vitamina C
A vitamina C, outra vitamina solúvel em água, suporta o sistema imunológico. É um antioxidante e pode ajudar a prevenir danos às células, de acordo com HealthCheckSystems.com. É comumente encontrado em frutas cítricas, como laranjas e toranjas. A maior concentração de vitamina C é encontrada em uma cereja chamada acerola. Outras opções são pimentões vermelhos e doces, mamões, morangos e cranberries.
Vitaminas E e K
Vitamina E e K são as vitaminas lipossolúveis. Eles são absorvidos através da gordura no corpo, dispersos na corrente sanguínea e armazenados no fígado. Essas vitaminas podem se acumular no corpo, por isso, siga as diretrizes de ingestão. A vitamina E é um antioxidante, por isso ajuda a prevenir danos às estruturas celulares, de acordo com o National Institutes of Health. Óleos vegetais, margarina, nozes e vegetais de folhas verdes contêm quantidades significativas. No entanto, o azeite não é rico em vitamina E. A vitamina K é a outra vitamina lipossolúvel. Sem isso, nosso sangue não coagularia. Vegetais de folhas verdes são boas fontes, como couve, repolho e espinafre. Vegetais como brócolis, couve de bruxelas, aipo e ervilhas são outras boas opções.