As vitaminas são substâncias presentes nos alimentos que fornecem ao organismo os nutrientes necessários para a saúde e o bem-estar diários. Quando os fabricantes e processadores de alimentos fortalecem os alimentos, eles adicionam vitaminas ou outros nutrientes que esses alimentos normalmente não contêm. Em alguns casos, eles também adicionam vitaminas ou outros nutrientes adicionais àqueles já contidos em fontes de alimentos.
O seu corpo requer 13 vitaminas para apoiar as funções biológicas, como função nervosa, crescimento e digestão, de acordo para a Food and Drug Administration dos EUA. as vitaminas do complexo B tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, biotina, folato, B6 e B12; e vitaminas C, D, E e K. Quando você come certas vitaminas, chamadas vitaminas lipossolúveis, seu corpo as armazena em suas células de gordura para uso futuro. Quando você come outras vitaminas, chamadas vitaminas solúveis em água, seu corpo pega o que precisa e rapidamente elimina o restante em sua urina.
Razões para a fortificação
Luis A. Mejia, da Universidade das Nações Unidas, lista razões para fortificação de alimentos que incluem corrigir ou prevenir deficiências na população em geral; corrigir ou prevenir deficiências em segmentos específicos da população; manter a qualidade nutricional geral em um determinado alimento; e adicionando valor nutricional a um determinado alimento. Os fabricantes também podem adicionar vitaminas a um alimento para corrigir variações no teor de nutrientes de diferentes culturas ou lotes. Um exemplo comum dessa última aplicação é a adição de vitamina C ao suco de laranja.
Alimentos comumente fortificados
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) lista os alimentos comumente fortificados com vitamina A em países desenvolvidos, incluindo cereais matinais, margarinas, leite e produtos lácteos. Alimentos fortificados com vitaminas B incluem levedura nutricional e cereais matinais. Alimentos enriquecidos com vitamina C incluem sucos de frutas e sucos, cereais matinais e laticínios. Você pode encontrar quantidades fortificadas de vitamina D em alimentos como laticínios, margarinas e óleos vegetais. Alimentos enriquecidos com vitamina E incluem cereais matinais, margarina e outros tipos de pastas à base de óleo.
Enriquecimento vitamínico
Além de adicionar vitaminas e nutrientes durante o processo de produção de alimentos, os fabricantes também substituem vitaminas e nutrientes perdidos durante o processamento, de acordo com a Universidade das Nações Unidas. Esta substituição é chamada de enriquecimento de alimentos. Durante o enriquecimento, os fabricantes tentam devolver a mesma quantidade de vitaminas aos alimentos que o processamento remove. Além de vitaminas e nutrientes, os fabricantes podem fortalecer ou enriquecer alimentos com proteínas ou aminoácidos essenciais.
Considerações
A FDA lista vitaminas comumente carentes de dietas para adultos, incluindo A, C e E. Crianças e adolescentes muitas vezes falta quantidades suficientes de vitamina E. Os nutrientes que geralmente faltam as dietas de adultos e crianças incluem magnésio, potássio e fibra. Sempre que possível, pegue suas vitaminas e outros nutrientes de uma variedade equilibrada de fontes de alimento. As condições que podem exigir a ingestão de alimentos fortificados ou suplementos incluem envelhecimento, pigmentação da pele escura e gravidez. Consulte o seu médico ou nutricionista para obter mais informações sobre alimentos fortificados com vitaminas.