Os carboidratos são a principal fonte de combustível para todas as células do corpo, particularmente as do sistema nervoso. Quando seu corpo digere carboidratos e os converte em energia, ele usa certas vitaminas para iniciar o processo metabólico para decompor os carboidratos. Nutricionista Ellen Coleman compara carboidratos a gasolina para o seu carro, e vitaminas para velas de ignição.
Tipos de carboidratos
Os carboidratos simples são compostos de uma molécula de açúcar e são fáceis de digerir e absorver seu trato digestivo. Os carboidratos complexos são compostos de mais de uma molécula de açúcar, com cada molécula ligada por fortes ligações de carbono. O amido é um tipo de carboidrato complexo que seu corpo pode decompor em açúcares simples como energia; seu corpo não pode quebrar fibra dietética, no entanto. Este último passa pelo seu sistema digestivo com muito pouca ou nenhuma alteração na forma, porque seu corpo não tem as enzimas para quebrar fibras.
Coleman recomenda que sua dieta deve consistir de 55 a 65% de carboidratos, com 90 por cento da ingestão de carboidratos derivada de carboidratos complexos. Se você é um atleta de resistência ou força, aumente sua ingestão de carboidratos para 75%.
Tipos de Vitaminas
As vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) são dissolvidas em gordura e armazenadas em sua dieta. tecidos adiposos. Seu corpo pode aproveitar esse armazenamento a curto prazo de vitaminas se você tiver pouca dieta. As vitaminas solúveis em água (vitaminas B, C) são dissolvidas em água e não podem ser armazenadas em seu corpo. Seus rins filtram o excesso de vitaminas solúveis em água na urina, e você precisa reabastecê-los diariamente para evitar deficiências. Muitas vitaminas B desempenham papéis vitais no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.
Metabolic Interactions
O metabolismo dos carboidratos - chamado glicólise - ocorre no citoplasma da célula, a região fluida entre a membrana celular eo núcleo. A decomposição de carboidratos produz trifosfato de adenosina, um composto de alta energia que todas as células precisam, e piruvato, uma substância que você precisa para iniciar o metabolismo das gorduras e proteínas. As vitaminas B tiamina, niacina, B6 e ácido pantotênico interagem umas com as outras e com enzimas digestivas durante o processo metabólico para iniciar várias reações químicas para decompor carboidratos, assim como ácidos graxos e proteínas. De acordo com o Instituto Linus Pauling da Universidade Estadual de Oregon, quaisquer deficiências vitamínicas causam uma reação em cadeia que pode inibir a produção de energia em suas células, causando fadiga, fraqueza muscular e dores de cabeça. Fontes
Excelentes fontes de carboidratos complexos - produtos com grãos, arroz integral, casca de frutas, vegetais de folhas verdes, vegetais ricos em amido, nozes e sementes. Minimize seus carboidratos simples que são encontrados em cereais refinados e grãos, vários alimentos e bebidas açucaradas.
Todos os alimentos à base de plantas contêm uma grande variedade de vitaminas lipossolúveis e solúveis em água. Por exemplo, o espinafre é rico em vitamina K, que ajuda na coagulação do sangue, e frutas cítricas têm alta concentração de vitamina C. No entanto, algumas fontes animais contêm certas vitaminas que as plantas não têm, como a tiamina, vitamina D e vitamina B12.
Aviso
Demasiada ou pouca ingestão de qualquer vitamina provoca muitos distúrbios e doenças. Por exemplo, o excesso de vitamina A causa edema cerebral, pele seca e pruriginosa e dores de cabeça crônicas, mas pouca vitamina A provoca cegueira noturna, córnea seca no olho e síntese imprópria de DNA, que causa crescimento anormal em crianças e adolescentes. A American Dietetic Association recomenda que você siga sua ingestão diária recomendada de vitaminas para evitar a toxicidade e a deficiência da vitamina. Consulte o seu médico antes de adicionar quaisquer suplementos.
, , ] ]