Ações
Vitamina E, uma vitamina lipossolúvel, pode prevenir a formação de coágulos sanguíneos ou tornar mais poderosos os efeitos dos anticoagulantes prescritos, como a varfarina. A vitamina E em grandes doses pode interferir com a vitamina K, que ajuda o coágulo sanguíneo, de acordo com Michael Lam, MD. Esse afeto varia de pessoa para pessoa, diz Lam, que recomenda limitar as doses de vitamina E a 400 mg por dia. Doses de 800 mg ou mais podem aumentar o tempo de sangramento em pessoas que tomam o anticoagulante varfarina, o farmacêutico Jon Horton relatou em fevereiro de 1999 "American Family Physician". Pergunte ao seu médico antes de tomar suplementos de vitamina E, se você tomar qualquer tipo de sangue mais fino ou se você tiver um distúrbio que interfere com a coagulação do sangue. Estudos Positivos - Um estudo realizado por pesquisadores do Hospital Brigham and Women na edição de setembro de 2007 da "Circulation" analisou as 39.876 mulheres que tomaram 600 mg de vitamina E ou placebo em dias alternados durante um período de 10 anos. Os pesquisadores descobriram que as mulheres que tomaram vitamina E reduziram seu risco de trombose venosa profunda ou embolia pulmonar em 21%.
Estudos negativos
Um artigo de março de 1996 no "American Journal of Cardiology" da Universidade da Califórnia Davis descobriu que a vitamina E não aumenta o tempo de coagulação em pessoas que tomam varfarina. O estudo incluiu apenas 21 pessoas divididas em um grupo de vitamina E e um grupo de placebo. De acordo com o site da Truestar Health, os participantes tomaram doses de até 1.200 mg de vitamina E neste estudo.
Considerações
Não tome vitamina E com outros medicamentos para afinar o sangue, incluindo ervas como alho, gengibre, raiz de alcaçuz, casca de salgueiro e ginkgo biloba, sem a supervisão do seu médico, pois você pode desenvolver sangramento excessivo ou hematomas fáceis. Você pode precisar de monitoramento mais freqüente do seu INR, ou International Normalized Ratio, a medida padrão para o tempo que o sangue leva para coagular. O INR normal é de 1,0, mas as pessoas que tomam anticoagulantes devem ter um INR prolongado entre 2 e 3, para evitar que o sangue coagule facilmente.
, , ] ]