Contusão ocorre quando pequenos capilares sob a pele se quebram, vazando sangue sob a pele. As lesões causam hematomas, mas também podem ocorrer equimoses espontâneas se você tiver uma condição médica, como hemofilia, ou se tomar medicamentos que interferem na capacidade do sangue de coagular, como a varfarina. Embora a falta de vitaminas C ou K possa causar hematomas, as deficiências vitamínicas não costumam ser uma causa. Alguns sites de saúde alternativa afirmam que a vitamina E pode ajudar a curar os hematomas mais rapidamente, embora seja mais conhecido por potencializar a ação dos anticoagulantes, o que pode aumentar o sangramento. Contusão inexplicável requer avaliação médica.
Vitamina K
A vitamina K, assim chamada porque o K representa a palavra alemã koagulation, desempenha um papel essencial nos fatores de coagulação que ajudam a parar o sangramento. Você pode obtê-lo em sua dieta e pode ser sintetizado em seu intestino de bactérias. Recém-nascidos têm intestinos estéreis. Porque eles não fazem vitamina K por alguns dias, eles recebem uma injeção de vitamina K para prevenir o sangramento. A deficiência de vitamina K é rara em adultos. Tomar um antibiótico por mais de um mês, no entanto, pode causar uma deficiência, de acordo com a Universidade do Alabama. E se você tomar warfarin, um anti-coagulante, você desenvolve uma deficiência funcional de vitamina K, que é o propósito da droga.
Escorbuto, um distúrbio causado pela deficiência de vitamina C, pode causar contusões fáceis. O escorbuto ocorre principalmente em adultos desnutridos, principalmente alcoólatras. A vitamina C ajuda a sintetizar o colágeno, que compõe o tecido da pele, bem como os vasos sanguíneos. Os vasos sanguíneos frágeis quebram facilmente, causando sangramento. Ingerir apenas 10 miligramas por dia de vitamina C previne o escorbuto, segundo o Instituto Linus Pauling. Você pode obter quantidades adequadas de vitamina C de frutas e legumes, como toranja, laranja, morango, pimentão doce e brócolis.
Vitamina E
A vitamina E ajuda o corpo a usar vitamina K e age como um antioxidante no corpo. Os antioxidantes reduzem o dano celular atacando os radicais livres, moléculas que podem danificar o DNA nas células. No entanto, altas doses de vitamina E têm mais de uma reputação como um sangue mais fino que causa sangramento, especialmente se você já está tomando um sangue mais fino. Doses de vitamina E acima de 400 unidades internacionais por dia podem aumentar o risco de contusões em vez de diminuí-las. Pergunte ao seu médico antes de tomar vitamina E para prevenir ou tratar hematomas fáceis.
Considerações
Se você ou seu filho de repente começar a se machucar mais do que o habitual ou se aparecerem machucados sem qualquer lesão aparente, consulte seu médico testes para verificar doenças associadas a hematomas, como leucemia. Contusões em áreas incomuns, como as costas, especialmente se acompanhadas de febre ou inchaço dos gânglios linfáticos, exigem avaliação médica imediata. Embora as vitaminas possam ajudar a prevenir hematomas se você tiver uma deficiência específica de vitaminas, tomar vitaminas extras não ajudará se você já estiver recebendo a quantidade certa de nutrientes.