Vegetais verdes folhosos incluem couve, mostarda, folhas de dente-de-leão, espinafre e alface romana. Eles podem ser facilmente incorporados em saladas, sopas e pratos fritos e oferecem uma série de benefícios para a saúde. De acordo com o Centro para a Saúde das Jovens Mulheres, vegetais de folhas verdes escuras podem ajudar a prevenir câncer e doenças cardíacas. A Universidade Estadual do Colorado observa que os verdes folhosos são ricos em nutrientes e são uma opção alimentar saudável porque não contêm colesterol e têm baixo teor de sódio. Os verdes folhosos são ricos em ferro, cálcio e fitonutrientes. Eles também contêm uma série de vitaminas.
Vitamina A
A vitamina A desempenha um papel importante na divisão e diferenciação celular e ajuda a regular o sistema imunológico. Também ajuda a combater doenças e é essencial para a visão e o crescimento ósseo. A deficiência de vitamina A pode ser caracterizada por cegueira noturna e maior susceptibilidade à infecção. O Escritório de Suplementos Dietéticos observa que a deficiência de vitamina A é incomum nos EUA; no entanto, a diarréia crônica e consumo excessivo de álcool pode esgotar as reservas de vitamina A.
A vitamina C é uma vitamina solúvel em água necessária para o crescimento e reparação de tecidos no corpo. Ela desempenha um papel importante na formação de colágeno e ajuda na cicatrização de feridas e no reparo da cartilagem. A vitamina C é um antioxidante e ajuda a proteger as células dos danos causados pelos radicais livres. Um acúmulo de radicais livres no corpo pode levar a doenças cardíacas e artrite, portanto, a vitamina C pode ajudar a prevenir essas condições. A deficiência de vitamina C é caracterizada por anemia, sangramento nas gengivas, enfraquecimento do esmalte dentário e cicatrização lenta, observa MedlinePlus.
Vitamina K
A vitamina K é uma vitamina lipossolúvel armazenada no fígado. Ele desempenha um papel importante na coagulação do sangue e cicatrização de feridas e pode ajudar a construir ossos fortes. De acordo com a Agência de Padrões Alimentares do Reino Unido, os adultos precisam de 0,001 mg de vitamina K por 1 kg de peso corporal por dia. O MedlinePlus observa que a deficiência de vitamina K é rara e geralmente ocorre apenas quando o corpo é incapaz de absorver vitaminas do trato gastrointestinal. Uma pessoa com deficiência em vitamina K pode ferir ou sangrar facilmente.