A única finalidade conhecida da vitamina K é ajudar na formação de coágulos sanguíneos. Os anticoagulantes são drogas que se destinam a reduzir a formação de coágulos sanguíneos, que podem viajar para o coração, pulmões ou cérebro e causar uma embolia. Como você pode ver, a vitamina K e os anticoagulantes têm efeitos opostos. A anemia também está relacionada com essas duas substâncias, como pode resultar quando você tem sangramento excessivo devido a uma incapacidade de formar coágulos sanguíneos.
Vitamina K
A vitamina K é a vitamina de coagulação. De fato, seu nome é derivado da palavra alemã “koagulation”. Existem várias formas de vitamina K. Os três tipos principais são chamados de K1, K2 e K3. A vitamina K encontrada em vegetais de folhas verdes, como a couve, é chamada K1 ou filoquinona. A vitamina K2, também chamada de menaquinona, é produzida por bactérias e ocorre em pequenas quantidades em carnes e laticínios. A vitamina K3, também chamada menadiona, é uma forma sintética de vitamina K usada na alimentação animal; não é apropriado para humanos.
A vitamina K funciona participando da cascata de coagulação, uma série de reações químicas que devem ocorrer em uma ordem específica para a formação de um coágulo sanguíneo. Se tiver uma deficiência de vitamina K, poderá sentir sintomas como hemorragias nasais, gengivas com sangue, hemorragia menstrual intensa, fezes com sangue ou sangue na urina.
Aduladores de Sangue
Se tiver um risco aumentado de hemorragia coágulos que podem se soltar e viajar para o coração ou o cérebro, o médico pode prescrever anticoagulantes para reduzir a probabilidade dessa possibilidade potencialmente letal. Coumadin, também conhecido como varfarina, é um exemplo de um analgésico comumente prescrito. Funciona inibindo diretamente a atividade da vitamina K e retardando a formação de coágulos sanguíneos.
Gerenciando os níveis de vitamina K
Se você estiver tomando anticoagulantes, precisará manter níveis consistentes de vitamina K para a medicação. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, tomar muita vitamina K pode diminuir a eficácia de sua medicação, mas se você não obter vitamina K suficiente, os efeitos do seu sangue mais fino podem ser muito poderosos.
Se você é deficiente em vitamina K e está tomando medicamentos para afinar o sangue, pode haver sangramento. Quando você perde sangue, corre um risco maior de anemia, uma condição na qual você tem glóbulos vermelhos insuficientes para atender às necessidades do seu corpo. De acordo com a Cleveland Clinic, sintomas como fadiga e pele pálida podem ser indicadores de anemia. Se você estiver tomando anticoagulantes e estiver passando por esses sintomas, consulte seu médico.
, , ] ]