A vitamina K é um nutriente essencial que seu corpo precisa para controlar a coagulação do sangue. As cadeias de hidrocarbonetos na cauda da molécula permitem a ligação a certas proteínas, o que cria um efeito de coagulação do sangue. A maioria das pessoas recebe diariamente vitamina K adequada através da dieta e bactérias produtoras de vitamina K presentes no intestino humano. Alguns tipos de chás também têm uma pequena quantidade de vitamina K.
Conteúdo Chá
O chá fermentado geralmente não tem muita vitamina K quando comparado a muitos outros alimentos. A Universidade de Maryland Medical Center afirma que o chá vem em três variedades principais: verde, preto e oolong. As folhas secas de chá verde supostamente têm um nível significativo de vitamina K por peso. No entanto, o USDA relata em seu banco de dados de nutrientes que tanto fabricado e chás instantâneos têm menos de 1 mcg de vitamina K por porção.
Pesquisa Tea
Pesquisa sobre os efeitos da vitamina K do chá é um tanto limitada quanto da publicação deste artigo. Um relato de caso de 1999 que examinava um homem de 44 anos recebendo a varfarina, que era mais sangüínea, por causa de um problema cardíaco, descobriu que o consumo diário de 1/2 a 1 galão de chá verde afetava negativamente a eficácia da varfarina. Quando o paciente deixou de tomar o chá verde, a eficácia de sua medicação aumentou novamente. Os pesquisadores concluíram que a vitamina K presente no chá verde antagonizou a varfarina.
Quantidade diária recomendada
Embora o chá verde possa lhe dar muita vitamina K diária quando você a bebe em excesso, a Universidade de Nova York O Langone Medical Center relata que o consumo regular de chá verde como uma bebida em quantidades normais não parece afetar significativamente os níveis de vitamina K. O adulto masculino médio precisa de cerca de 120 mcg de vitamina K por dia, enquanto a mulher média precisa de cerca de 90 mcg. Embora seja fácil alcançar suas necessidades diárias de vitamina K por meio de alimentos como couve de Bruxelas e couve, a quantidade minúscula em qualquer tipo de chá teria pouco efeito sobre sua vitamina K, mesmo com várias porções. A deficiência de vitamina K é uma condição rara que inibe a capacidade de coagulação do sangue e pode enfraquecer a estrutura óssea com o tempo. Se notar hemorragias anormais no nariz, sangramento nas gengivas, fezes negras ou outros sintomas de sangramento, você pode ter uma deficiência de vitamina K. Como os chás são relativamente pobres em vitamina K em comparação com alguns outros alimentos, é improvável que seu médico receite chá verde, preto ou oolong para tratar a deficiência. Os tratamentos para a deficiência de vitamina K geralmente incluem uma injeção ou um suplemento dietético.