A vitamina K é um nutriente importante que desempenha um papel na coagulação do sangue e na saúde dos ossos. É raro ter uma deficiência de vitamina K. Isso ocorre porque a vitamina K pode ser facilmente obtida a partir de alimentos verdes folhosos e também é feita a partir de bactérias no intestino. gengivas ou nariz. Uma deficiência pode ser o resultado de problemas de má absorção, doença celíaca, fibrose cística, doença de Crohn, medicamentos para afinar o sangue ou queimaduras graves. Para um corpo saudável, os adultos devem consumir 90 mcg /dia de vitamina K.
Aumento da hemorragia
A deficiência de vitamina K pode resultar em uma interrupção na capacidade do organismo de formar coágulos sanguíneos. Como resultado, você está em risco de sangramento excessivo. Os sintomas podem incluir sangramento na forma de hemorragias nasais, sangue na urina ou nas fezes, fezes negras ou sangramento menstrual intenso. Contusão também é um sinal de problemas de coagulação do sangue.
Deficiência em recém-nascidos
Recém-nascidos que são exclusivamente amamentados têm um risco maior de deficiência de vitamina K. Isso ocorre porque o leite humano contém menos vitamina K em comparação com a fórmula. Recém-nascidos podem ter baixo teor de vitamina K, porque a vitamina K não pode atravessar facilmente a barreira placentária, a região intestinal do recém-nascido não contém bactérias que produzem vitamina K e também porque a vitamina K não é completamente funcional em recém-nascidos. Isso pode resultar em um distúrbio chamado sangramento por deficiência de vitamina K, ou VKDB, no qual o recém-nascido está em risco de sangramento com risco de vida. Por causa disso, uma injeção de vitamina K, uma forma sintética de vitamina K, deve ser administrada a todos os recém-nascidos nos Estados Unidos. Os ossos precisam de vitamina K para usar o cálcio adequadamente. Isso é importante porque o cálcio ajuda a construir e manter a força e a integridade de seus ossos. Um nível maior de vitamina K em seu corpo está associado a uma maior densidade óssea, enquanto um nível mais baixo está associado à osteoporose. Osteoporose, que é uma desordem óssea caracterizada por ossos enfraquecidos, pode colocar uma pessoa em risco aumentado de fraturas e quedas.
Fontes de alimentos
Para atender a sua ingestão diária recomendada de vitamina K, você pode encontrar essa vitamina em um suplemento ou em muitos alimentos. Consulte o seu médico sobre se um suplemento pode beneficiá-lo. Boas fontes alimentares incluem vegetais verdes, como couve, nabo, brócolis, alface verde-escura, espargos, repolho e espinafre. A cor verde nestas fontes vegetais é devida à presença de clorofila, e esta é a substância que fornece vitamina K. Outras boas fontes incluem o chá verde e o fígado bovino. , , ] ]