casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Em que é encontrada a vitamina K?

A vitamina K é um nutriente dietético lipossolúvel encontrado em concentrações variadas em muitos vegetais, frutas, carne, nozes, sementes, grãos, especiarias, óleos e laticínios. A vitamina K é necessária para a produção de proteínas de coagulação do sangue. Com uma deficiência de vitamina K, o fígado não consegue produzir níveis adequados dessas proteínas. Por outro lado, uma superabundância de vitamina K na dieta pode neutralizar a ação de medicamentos que afinam o sangue. Quer esteja a tentar aumentar ou limitar a ingestão de vitamina K, saber quais os alimentos que contêm este micronutriente pode ajudá-lo a conceber um plano alimentar que cumpra os seus objectivos nutricionais.

Muitos vegetais contêm vitamina K. Verde escuro , vegetais folhosos, como espinafre, couve, couve e outros vegetais, contêm as maiores concentrações. O seu médico pode aconselhá-lo a limitar o consumo destes vegetais se estiver a tomar um anticoagulante. Outros vegetais com uma quantidade moderada de vitamina K incluem repolho, couve de bruxelas, espargos, brócolis, alface, quiabo, ruibarbo, aipo e ervilhas de olhos pretos. Milho, pepino, berinjela, cogumelos, cebola amarela, batata-doce e branca, abobrinha, tomate e ervilhas verdes são exemplos de vegetais que contêm baixas quantidades de vitamina K.

Frutas

Várias variedades de frutas contêm moderada a baixos níveis de vitamina K. Ameixas, amoras, mirtilos, uvas e kiwis contribuem com quantidades moderadas de vitamina K em sua dieta. Quantidades baixas de vitamina K são encontradas em morangos, framboesas, maçãs, laranjas, bananas, pêssegos, peras e melões.

Especiarias

A salsa é uma erva comumente usada que contém vitamina K. Em pequenas quantidades, salsa adiciona pouca vitamina K à maioria dos pratos. No entanto, receitas que contenham grandes quantidades de salsa, como pesto, podem contribuir com uma quantidade moderada de vitamina K em sua dieta. Outras especiarias que contêm baixas quantidades de vitamina K incluem alho, coentro, orégano, cebolinha e curry.

Carne, Aves, Ovos, Peixes e Frutos do Mar

Carnes vermelhas e aves contêm baixos níveis de vitamina K, com fígado bovino, cordeiro e pato com as maiores concentrações. Ovos de galinha contêm uma pequena quantidade de vitamina K, concentrada na gema. O peixe contém quantidades variáveis ​​mas relativamente baixas de vitamina K, com salmão, atum enlatado e cavala contendo as maiores concentrações. A maioria dos frutos do mar, incluindo lagosta, mariscos, mexilhões, ostras e vieiras, também contém baixos níveis de vitamina K. O camarão é uma exceção; Não contém vitamina K. O leite e os produtos lácteos contêm concentrações variáveis ​​de vitamina K, com exceção dos laticínios desnatados. Como a vitamina K é solúvel em gordura, ela é removida junto com a gordura em produtos lácteos sem gordura. Leite integral e produtos lácteos feitos com leite integral contêm mais vitamina K do que leite e produtos lácteos com baixo teor de gordura.

Grãos e feijões secos

Grãos, como arroz, aveia, cevada e trigo, contêm muito pouca quantidades de vitamina K. Feijão e soja contêm quantidades moderadas de vitamina K; baixas concentrações são encontradas em feijões-de-lima, grão-de-bico, feijão, feijão e feijões cozidos.

Nozes, sementes e óleos

Castanhas verdadeiras, como castanhas, castanhas, avelãs, pistaches, nozes e pecans, contêm uma pequena quantidade de vitamina K. Amêndoas e amendoins, que não são verdadeiras nozes, não contêm vitamina K. Como nozes, sementes de girassol e abóbora contêm uma pequena quantidade de vitamina K. Óleos vegetais e pastas, margarina, gordura e comercial os molhos para salada também são fontes de vitamina K. Esses alimentos não contribuem significativamente para a ingestão total de vitamina K, a menos que você os consuma em grandes quantidades.