A coagulação lenta do sangue pode ser uma condição que põe em perigo a vida em caso de acidente grave. Uma das vitaminas mais importantes para a coagulação do sangue é a vitamina K; se não estiver presente, os mecanismos de coagulação do sangue do seu corpo diminuirão ou deixarão de funcionar. A vitamina K trabalha com as proteínas responsáveis pelo processo de coagulação; sem vitamina K, essas proteínas não podem fazer seu trabalho. Como funciona a coagulação
A coagulação do sangue, ou coagulação, funciona em dois estágios diferentes. No primeiro estágio, as plaquetas que estão flutuando na corrente sanguínea se juntam no local do vaso quebrado. Eles começaram a aderir às paredes ao redor da embarcação e depois se empilharem em cima uns dos outros para formar um tampão. Depois que o plug é formado, proteínas conhecidas como fatores de coagulação trabalham em conjunto para criar fibrina que finaliza o coágulo. A fibrina serve como um material de malha que une a pilha de plaquetas para formar um coágulo seguro. O coágulo não vai proteger o vaso sanguíneo adequadamente até que a teia de fibrina solidificou-lo.
Papel da vitamina K
A vitamina K é de vital importância para a coagulação do sangue, porque as proteínas que criam a teia de fibrina na segunda parte do processo de coagulação depende desta vitamina. A vitamina K é necessária para que as proteínas da coagulação sejam ativadas e iniciem a parte final do processo de coagulação. Quando a vitamina K não está presente na quantidade necessária, o processo de coagulação pode demorar mais e não é tão eficaz. Isso muitas vezes leva a hemorragias ou hemorragias descontroladas.
Quantidade diária recomendada de vitamina K
A vitamina K é solúvel em gordura, o que significa que pode ser armazenada nas reservas de gordura do corpo, mas muito pouca vitamina K é geralmente armazenado. Assim, uma ingestão regular de vitamina K é necessária para continuar levando uma vida saudável. Embora a vitamina K seja necessária diariamente, ela é necessária apenas em pequenas quantidades, porque o corpo é capaz de reutilizar a vitamina K várias vezes antes de perdê-la. A média recomendada de ingestão de vitamina K para homens com mais de 19 anos é de 120 microgramas por dia e 90 microgramas por dia para mulheres. Os bebês devem ter 2 mcg se tiverem menos de seis meses e 2,5 mcg se tiverem entre sete e 12 meses. Crianças entre 1 e 3 anos precisam de 30 mcg de vitamina K. A demanda por vitamina K aumenta para 55, 60 e 75 mcg, respectivamente, para cada uma das seguintes faixas de quatro anos: 4 a 8, 9 a 13 e 14 a 18 anos
Fontes de vitamina K
A vitamina K pode ser encontrada na maioria dos vegetais de folhas verdes, como couve, espinafre e alface. Ele também pode ser encontrado em diversos óleos vegetais, como oliva, soja e canola. Se você está tendo dificuldade em obter suficiente vitamina K para atender a quantidade diária recomendada através de sua dieta, você também pode obter a vitamina através de suplementos. Os suplementos vêm em ambas as formas de cápsulas duras e gel-mole em intervalos de dosagem de 40 mcg até 500 mcg.