Os médicos geralmente prescrevem varfarina para afinar o sangue e prevenir danos causados por coágulos sanguíneos. Enquanto você não precisa de uma dieta especial ao tomar varfarina, sua ingestão de vitamina K precisa permanecer a mesma dia a dia. Sua capacidade de comer ovos durante a ingestão de varfarina depende do seu risco de doença cardíaca e da opinião do seu médico. O principal nutriente que interage com a varfarina é a vitamina K, porque o seu corpo usa vitamina K para coagulação do sangue. Você precisa manter sua ingestão de vitamina K consistente de semana para semana para evitar aumentos ou diminuições na eficácia de sua varfarina: o aumento da ingestão de vitamina K diminui a eficácia da varfarina e a diminuição da ingestão de vitamina K aumenta a eficácia da varfarina. Alimentos ricos em vitamina K incluem vegetais de folhas verdes, como repolho, espinafre, brócolis, escarola, milho, couve, mostarda, nabo, alface verde, berinjela, couve de Bruxelas, couve-flor e couve-flor. Coma o mesmo número de porções e as mesmas porções desses alimentos a cada semana. Contacte o seu médico sempre que você não pode comer a sua quantidade normal de vitamina K.
Ovos e Doença Cardíaca Perigo
Os ovos não contêm vitamina K e não alteram a eficácia da varfarina. No entanto, a gema de um ovo contém muito colesterol, o que aumenta o risco de níveis elevados de colesterol no sangue, especialmente se você comer mais de um por dia ou consumir outros alimentos ricos em colesterol ou gordurosos. Uma gema de ovo contém 213 miligramas de colesterol, o que está um pouco abaixo dos 300 miligramas recomendados como máximo diário para adultos saudáveis pelo Departamento de Agricultura dos EUA e pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA nas “Diretrizes Dietéticas de 2010 para os americanos”. Mais de 300 miligramas de colesterol diariamente aumentam o risco de desenvolver aterosclerose, ou acúmulo de placas nas paredes das artérias. Se a sua aterosclerose estreita demais as artérias, a varfarina pode não ser suficiente para manter o sangue fluindo pelas artérias e você pode ter um ataque cardíaco.
Ovos e Benefício da Doença Cardíaca
Enquanto a gema de um ovo pode aumentar o risco de colesterol alto, as gemas de ovo também contêm dois aminoácidos importantes que ajudam a proteger o coração. De acordo com um estudo publicado na edição de novembro de 2011 da revista "Food Chemistry", duas gemas cruas contém quase o dobro de antioxidantes de aminoácidos como maçãs e a mesma quantidade de antioxidantes que 1/4 xícara de cranberries. Gema de ovo cozido ainda contém quase tantas propriedades antioxidantes como uma maçã.
Considerações
Consulte o seu médico sobre a segurança de comer ovos enquanto tomava varfarina. Se você tem doença cardíaca, pergunte ao seu médico se os ovos são aprovados para sua dieta. Se você gosta de ovos, mas precisa seguir uma dieta com baixo teor de colesterol, coma apenas as claras ou use um substituto de ovo. Use duas claras de ovo ou 1/4 xícara de substituto de ovo em qualquer receita que exige um ovo grande.