Se você tomar anticoagulantes diariamente, seu médico poderá aconselhá-lo a restringir a ingestão de alimentos ricos em vitamina K. Os anticoagulantes, como a varfarina, prolongam o tempo de coagulação em pessoas com risco de desenvolver coágulos sanguíneos internos; alimentos ricos em vitamina K, que possibilitam uma cadeia de reações químicas que permitem que o sangue forme coágulos para interromper o sangramento anormal, podem interferir com o encurtamento do tempo de coagulação. Consumir estes alimentos numa base limitada e consistente pode ajudar a manter o tempo de coagulação dentro de um intervalo seguro para si.
Função
A coagulação do sangue é uma resposta vital ao sangramento excessivo, mas a formação de coágulos na sua pele. Vasos sanguíneos podem bloquear a circulação para o coração, pulmões e cérebro. Medicamentos que diluem o sangue, ou anticoagulantes, impedem o sangue de formar coágulos muito rapidamente. Dois testes laboratoriais comuns, a razão normalizada internacional, ou INR, e o tempo de protrombina, ou PT, medem o tempo de coagulação do seu sangue. Consumir quantidades excessivas de alimentos ou bebidas que são ricos em vitamina K pode acelerar o tempo de coagulação e fazer com que esses valores caiam fora do intervalo desejado.
A vitamina K é um nutriente solúvel em gordura que seu corpo armazena em tecido adiposo. Uma certa quantidade de vitamina K também é produzida naturalmente por bactérias no trato digestivo. O Instituto de Medicina recomenda que adultos com mais de 19 anos recebam 90 microgramas de vitamina K por dia de fontes alimentares ou suplementos. Para manter seu PT /INR dentro da faixa desejada, consulte seu médico sobre a quantidade de vitamina K que você pode consumir com segurança todos os dias.
Vegetais folhosos verde-escuros, como espinafre, couve , couve, acelga e salsa são ricos em vitamina K. Couve-flor, soja e alguns cereais fornecem vitamina K. O chá verde e óleos vegetais, como oliva e canola também contêm este nutriente essencial.
Benefícios
Omitting Alimentos ricos em vitamina K da sua dieta podem privá-lo de alguns dos seus outros benefícios nutricionais. Vegetais como couve, couve e espinafre oferecem vitaminas A e C e minerais essenciais, como ferro, cálcio e potássio. Pesquisas indicam que produtos químicos em vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor e couve, desempenham um papel na prevenção do câncer, segundo o Instituto Linus Pauling. Além de seu papel na coagulação do sangue, a vitamina K também ajuda a manter a massa óssea, permitindo que o cálcio se ligue ao osso.
Recomendações Os Institutos Nacionais de Saúde recomendam não comer mais que três porções por dia de alimentos. que contêm 60% a 199% do valor diário recomendado de vitamina K. Esse grupo inclui brócolis, espinafre e alface romana. Não coma mais do que uma porção por dia de alimentos que contenham mais de 200% do valor diário da vitamina K, incluindo mostarda, acelga e couve. Trabalhe com seu médico para incluir esses alimentos ricos em nutrientes em sua dieta sem comprometer sua saúde.