A vitamina K é uma vitamina lipossolúvel encontrada em altas concentrações em vegetais de folhas verdes e obtida da síntese por bactérias no cólon. A vitamina K ajuda certas enzimas a funcionarem corretamente. Uma enzima é uma proteína que acelera as reações químicas. Proteínas utilizando vitamina K são usadas para modificar outras proteínas. Se esta modificação não for feita, ela terá certos efeitos sobre o corpo, incluindo um INR elevado, ou razão normalizada internacional, uma medida de coagulação do sangue. O tratamento e diagnóstico de doenças devem ser feitos com a consulta de um profissional de saúde licenciado.
Funções e Mecanismos da Vitamina K
A vitamina K liga-se a enzimas específicas, permitindo-lhes transferir substâncias químicas chamadas grupos carboxílicos para outras proteínas para que funcionem corretamente. Os grupos carboxi ligam-se a um aminoácido nas proteínas chamadas glutamato. A vitamina K é necessária para o bom funcionamento das proteínas envolvidas na coagulação do sangue, no desenvolvimento ósseo e na saúde dos vasos sanguíneos. O sangue mantém um bom equilíbrio entre a coagulação excessiva e insuficiente. Se coagular muito rapidamente, coagulará nos vasos sanguíneos e obstruirá o fluxo de sangue para dentro ou para fora dos tecidos. Se não coagular o suficiente, não será capaz de parar o sangramento e os hematomas. O sangue forma coágulos e inibe a formação de coágulos, com a ajuda de plaquetas e proteínas especiais. Várias dessas proteínas precisam da vitamina K para serem ativas. As medidas INR da coagulação sanguínea O INR e o tempo de protrombina medem a coagulação. O intervalo normal para o INR é de 0,8 a 1,2, de acordo com "Princípios de Medicina Interna de Harrison". Acima deste nível, o sangue pode não coagular tão eficazmente e o tempo de hemorragia pode ser prolongado.
Condições de INR elevado e Vitamina K
Se as proteínas dependentes da vitamina K não estiverem funcionais, o tempo de hemorragia aumentará e o INR subir. Raramente, a baixa ingestão de vitamina K pode causar baixos níveis sanguíneos dessa vitamina. Mais frequentemente, uma pessoa com baixos níveis sanguíneos de vitamina K tem uma doença gastrointestinal que interfere com a absorção de vitamina K. Uma razão comum para o mau funcionamento de proteínas dependentes de vitamina K é a droga varfarina. A varfarina é prescrita para prevenir a coagulação do sangue e funciona interferindo na vitamina K. A vitamina K pode diminuir o INR com o tempo e, portanto, antagonizar os efeitos da varfarina. Se o INR já estiver normal, a administração de vitamina K não diminuirá mais o INR.