Coumadin, também conhecido como varfarina, é um anticoagulante prescrito para tratar e prevenir coágulos sanguíneos, bem como ataques cardíacos e derrames. Certos alimentos reduzem a eficácia dessa medicação que afina o sangue, por isso, preste atenção ao que você está comendo. Por exemplo, Coumadin tem uma interação significativa de nutrientes com a vitamina K, que é um fator crucial no mecanismo de coagulação do sangue.
Quando uma grande quantidade de alimentos ricos em vitamina K ou suplementos de vitamina K são tomado com Coumadin ou você alterar a quantidade consumida, a eficácia anti-coagulante de Coumadin é reduzida e a quantidade de Coumadin necessária é aumentada. Por outro lado, reduzir bastante a sua ingestão pode aumentar o efeito. Portanto, a ingestão de vitamina K deve ser consistente, a fim de manter os níveis de Coumadin dentro de um nível terapêutico estável.
Diet Recomendações O National Institutes of Health recomenda manter sua ingestão de vitamina K consistente, limitando o seu ingestão de alimentos considerados ricos em vitamina K para não mais que 1 porção por dia e alimentos com quantidades moderadas de vitamina K para não mais que 3 porções por dia.
Vegetais
Vegetais verdes e folhosos são muito ricos fontes alimentares de vitamina K, incluindo couve, espinafre, couve, nabo e mostarda, acelga e salsa. Você não precisa cortar essas fontes de sua dieta; em vez disso, não altere significativamente seu consumo normal. Coma a mesma quantidade todos os dias e de semana a semana. Outros vegetais que são moderadamente ricos em vitamina K incluem aspargos, brócolis, abacate, couve de Bruxelas, repolho, couve-flor, escarola, alface, cebolinha, alga roxa e agrião. Vegetais com baixo teor de vitamina K são cenouras, batatas, tomates, pimentões e milho.
Grãos e Gorduras
Grão de bico, lentilhas, feijões e soja também são ricos em vitamina K. Evite comer quantidades excessivas desses alimentos. e, em vez disso, tente manter uma ingestão consistente. Vários óleos também são fontes de vitamina K, incluindo óleo de canola, peixe e soja, assim como maionese e pistache.
Outros alimentos
Chá verde, fígado, suco de cranberry e cranberry, kiwi, manga e o álcool também pode afetar a eficácia de Coumadin. O suco de cranberry pode aumentar o efeito de Coumadin, levando a problemas de sangramento. Ingerir mais de 3 doses diárias de álcool pode aumentar alguns efeitos colaterais do Coumadin, porque tanto o álcool quanto o Coumadin são metabolizados no fígado. Consulte o seu médico para obter mais informações sobre essas interações medicamentosas.
suplementos dietéticos
Além disso, feverfew, alho, ginkgo biloba, gengibre, alcaçuz, trevo vermelho, pimenta de Caiena, erva de São João, trigo grama e os ácidos graxos ômega-3 também podem afetar a coagulação sanguínea. O consumo de qualquer um desses suplementos dietéticos pode exigir uma mudança na dosagem de Coumadin. Assegure-se de que o Boost e o Carnation Instant Breakfast também contêm vitamina K. Se você está tomando estes, mantenha uma ingestão consistente. Consulte o seu médico antes de tomar qualquer suplemento dietético.