O zumbido é uma condição comum caracterizada por assobio, assobio ou zumbido nos ouvidos. Vários fatores podem contribuir para o desenvolvimento do zumbido, incluindo infecções de ouvido, exposição a ruídos altos e certos medicamentos. Terapias medicamentosas para o zumbido estão faltando; o tratamento geralmente inclui terapia comportamental cognitiva, uma forma de psicoterapia projetada para ajudar os indivíduos afetados a lidar melhor com sua condição. O zinco e a vitamina B-12 também podem desempenhar um papel no tratamento do zumbido, embora não haja evidências que demonstrem sua eficácia. Converse com seu médico antes de tomar novos suplementos.
Vitamina B-12
A vitamina B-12 é uma vitamina solúvel em água que desempenhou um papel importante na função neurológica e formação de glóbulos vermelhos. Pode também desempenhar um papel na prevenção ou tratamento de condições médicas, incluindo demência e doença cardiovascular. Os resultados de um estudo do pessoal do Exército com zumbido crônico, publicado na edição de março de 1993 do "American Journal of Otolaryngology", identificou uma ligação entre a deficiência de vitamina B-12 e a disfunção auditiva. Os autores também descobriram que a suplementação de vitamina B12 melhorou os sintomas em 12 dos 57 pacientes com zumbido. No entanto, um estudo mais recente, publicado em uma edição de 2013 da "B-ENT", descobriu que a vitamina B-12 não ajudou significativamente as pessoas com zumbido. O zinco é um mineral essencial que ajuda a proteger células de dano por radicais livres. Também desempenha um papel na cicatrização de feridas, na coagulação sanguínea e na função imunitária e é por vezes utilizado para ajudar a prevenir ou tratar inúmeras condições, incluindo herpes, constipações e úlceras do estômago. Uma revisão dos resultados da pesquisa publicada em "Progress in Brain Research" em 2007 conclui que o zinco parece ter um efeito benéfico sobre o zumbido. No entanto, os autores acrescentam que esses benefícios precisam ser confirmados em grandes ensaios clínicos.
Fontes e Administração
Uma variedade de alimentos contendo vitamina B-12 em quantidades variadas, incluindo atum, leite, cereais matinais fortificados , amêijoas, fígado e presunto. Também está disponível como pílulas ou cápsulas de suplemento dietético. O zinco é encontrado em vários alimentos, incluindo ostras, moluscos, carne vermelha, levedo de cerveja e cogumelos. Como a vitamina B-12, o zinco também está disponível como suplemento dietético. Como o zinco e a vitamina B-12 não são remédios comprovados para o zumbido, falta orientação quanto à dose adequada. No entanto, o seu médico pode ser capaz de recomendar uma dosagem adequada. O Instituto Nacional de Saúde dos Suplementos Dietéticos observa que a vitamina B-12 tem um baixo potencial de toxicidade. No entanto, pode interagir com certos medicamentos, incluindo o antibiótico cloranfenicol e medicamentos usados para tratar a doença do refluxo gastroesofágico. Suplementos de zinco podem causar efeitos colaterais, como dores de estômago, aumento da sudorese, tontura e dor de cabeça. Pode também interagir com outros medicamentos, incluindo medicamentos para pressão arterial, antibióticos e imunossupressores. Obtenha aconselhamento médico antes de tomar suplementos de vitamina B-12 ou zinco.