casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

O zinco é um mineral ou uma vitamina?

O zinco é um mineral classificado como um oligoelemento essencial, o que significa que quantidades muito pequenas são necessárias para o funcionamento corporal. O zinco age como um catalisador para várias enzimas, ajuda a sintetizar proteínas e DNA nas células e estimula o sistema imunológico. O zinco é um dos 16 minerais essenciais que devem ser obtidos a partir de fontes alimentares ou suplementos, porque seu corpo não pode fabricá-los.

Diferenças

Tanto vitaminas como minerais são essenciais para sustentar a vida, mas ao contrário de proteínas, carboidratos e gorduras, elas não fornecem energia. Em vez disso, eles são usados ​​para vários processos fisiológicos essenciais. As vitaminas são compostos orgânicos, o que significa que contêm carbono, encontrado em todos os seres vivos e diferentes tipos de átomos. Minerais são elementos inorgânicos contendo apenas um tipo de átomo. Mineral tem uma estrutura química mais simples do que as vitaminas.

Fontes O zinco, como muitos minerais, é encontrado em vários alimentos. A carne vermelha e as aves são as maiores fontes de zinco para a maioria dos americanos, de acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos, embora as ostras contenham mais zinco do que qualquer outra fonte de alimento. Legumes, nozes, certos frutos do mar, como caranguejo, grãos integrais e cereais fortificados também servem como boas fontes de zinco. Os fitatos nas fontes vegetais de zinco se ligam e diminuem sua disponibilidade, de modo que as fontes vegetais não fornecem tanto zinco quanto a carne. Suplementos contendo zinco também estão disponíveis e muitas vezes vendidos como medicamentos frios de venda livre.

O nível recomendado de dieta, ou RDA de zinco para homens acima de 19 anos é de 11 mg por dia; mulheres com mais de 19 anos devem consumir 8 mg por dia. O Exame Nacional de Saúde e Nutrição de 1988 até 1991, chamado NHANES III, descobriu que entre 35 e 45% dos adultos com mais de 60 anos consumiam menos do que a RDA de 9,4 mg para homens idosos e 6,8 mg para mulheres idosas. Outros grupos em risco de deficiência de zinco incluem vegetarianos e pessoas com distúrbios gastrointestinais que afetam a absorção. Porque o álcool diminui a absorção de zinco e aumenta a excreção urinária, entre 30 e 50% dos alcoólatras têm deficiências de zinco, de acordo com o ODS.

Riscos

Spray nasal de zinco usado para tratar sintomas de resfriado pode causar perda de olfato, medicamente chamado ansomia. O USDA aconselhou os consumidores a não usar sprays nasais contendo zinco. Tomar mais de 100 mg por dia de zinco por um período de 10 anos dobra o risco de desenvolver câncer de próstata em homens, alerta o MedlinePlus. Os efeitos colaterais típicos do zinco incluem sintomas no estômago, como náuseas, vômitos, cólicas estomacais, perda de apetite e dor de cabeça.