O corpo deve ter os minerais zinco e potássio para realizar uma miríade de funções. O zinco faz parte de múltiplas enzimas do metabolismo, ajuda a proteger as células contra o ataque dos radicais livres e ajuda o sistema imunológico. A percepção do paladar, a produção de espermatozóides, a cicatrização adequada das feridas, a produção de vitamina A ativa para a visão e o armazenamento, liberação e produção de insulina são todos afetados pelo zinco. A dose diária recomendada de zinco para adultos é de 11mg por dia.
O corpo contém aproximadamente duas vezes mais potássio do que o sódio para manter o balanço hídrico adequado entre as células e o espaço intersticial (espaço entre as células). A ingestão média (AI) de potássio para adultos, conforme determinado pelas Academias Nacionais de Ciências, é de 4.500 mg por dia. O AI de potássio é mais alto do que qualquer outro mineral, com o cloreto em um distante segundo a 2300 mg por dia. O potássio também desempenha papéis em impulsos nervosos, contrações musculares, batimentos cardíacos, integridade celular e é o facilitador de muitas reações químicas. A maioria dos alimentos naturais tem zinco e potássio, mas alimentos ricos em zinco e potássio são encontrados em grupos de alimentos de carne, leguminosas e grãos.
Carnes
A carne fornece ao corpo aminoácidos essenciais necessários para o crescimento e desenvolvimento de novas células, bem como a realização de um vasto número de reações químicas. Carnes também contêm grandes quantidades de outros minerais, vitaminas e gorduras essenciais. As carnes ricas em zinco e potássio incluem carnes vermelhas (carne de boi, búfalo, alce, cordeiro, vitela), polvo, mariscos, caranguejo, lagosta, ostras, porco e frango (frango, pato, ganso e peru). Leguminosas não são uma fonte tão rica de potássio e zinco quanto a maioria das carnes. No entanto, eles contêm aminoácidos, fibras, vitaminas e outros minerais, tornando-os uma adição saudável a qualquer plano nutricional. Legumes ricos em zinco e potássio incluem feijão azuki, grão de bico, feijão grande do norte, feijão frito em lata, soja, feijão frade, feijão e lentilha. A Associação Americana do Coração recomenda consumir seis a oito porções de grãos por dia para manter um peso corporal saudável, com pelo menos metade dos alimentos sendo alimentos integrais. Grãos contêm fibras, vitaminas e minerais, todos essenciais para a vida e a saúde. A maioria dos grãos fornece quantidades elevadas de potássio e zinco. Os alimentos que são especialmente ricos nesses minerais incluem alimentos feitos com cevada, trigo rachado, trigo mourisco integral, bulgar, farinha de soja, farelo de trigo, trigo integral, gérmen de trigo, amaranto e quinoa.
Outros alimentos e bebidas
Alguns alimentos que não fazem parte dos grupos de alimentos de carne, leguminosas ou grãos que contêm quantidades elevadas de potássio e zinco incluem ricota, leite, iogurte, abacate, figos secos, amêndoas, castanha do Brasil, castanhas assadas no óleo, coco, torrado a seco pistachios e miolo de abóbora assada