O zinco é um tipo de nutriente que o organismo requer para o metabolismo, crescimento e desenvolvimento. Porque o corpo não cria zinco, ele deve ser obtido através de sua dieta; mas é encontrado em muitos alimentos. O zinco também ajuda a aumentar a imunidade; acelera a cicatrização e afeta seu paladar e olfato. Como acontece com qualquer vitamina ou nutriente, o excesso de zinco pode afetar adversamente a sua saúde e causar sintomas físicos significativos.
O zinco é considerado um oligoelemento que é obtido através da dieta e é adicionado como um fortificante para muitos outros alimentos. O zinco é encontrado em frutos do mar, como ostras, caranguejo e lagosta; produtos lácteos, incluindo queijo e leite; e grãos, como farelo, aveia e cereais matinais fortificados. A dose diária recomendada de zinco para adultos é de 11 mg para homens e 8 mg para mulheres.
A American Cancer Society afirma que existem muitas teorias para tomar suplementos de zinco, como o zinco tem sido apontado para o tratamento de várias doenças. Aqueles que têm baixos níveis de zinco podem se beneficiar de suplementos de zinco para ajudar a combater infecções; e suplementos de zinco podem ajudar na doença falciforme. Por causa de seu uso promocional, algumas pessoas podem tomar muitos suplementos de zinco, o que pode levar à toxicidade de zinco.
Sintomas Uma overdose de zinco pode causar sintomas com o uso excessivo a longo prazo de suplementos. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Suplementos Dietéticos, os sinais de toxicidade do zinco incluem náusea, vômito, diarréia, dor abdominal e dor de cabeça. Doses muito elevadas de zinco entre 150 mg e 450 mg por dia estão associadas à diminuição da imunidade e a níveis baixos de HDL, o colesterol “bom”. O Escritório de Suplementos Dietéticos não cita problemas com a frequência cardíaca como sendo um sintoma de toxicidade de zinco.
Cobre
A overdose a longo prazo de zinco pode resultar em uma deficiência de cobre no corpo, como altas doses de zinco interfere com a capacidade do corpo de absorver cobre. De acordo com o Instituto Linus Pauling da Oregon State University, a deficiência de cobre pode estar relacionada à doença cardiovascular como resultado da aterosclerose, o endurecimento das artérias devido a depósitos de placas de gordura. Porque overdose de zinco também pode reduzir os níveis de colesterol HDL, o colesterol LDL pode aumentar, causando aterosclerose também. A aterosclerose pode levar a um ataque cardíaco ou doença arterial periférica, afetando sua freqüência cardíaca.
Considerações
Entre em contato com o seu médico se você notar uma irregularidade na sua freqüência cardíaca. Se o seu coração está batendo muito rápido, muito lento ou em um ritmo irregular, pode ter dificuldades em manter o fluxo sanguíneo para seus órgãos e tecidos. A Clínica Cleveland afirma que, se o seu coração está batendo irregularmente, você pode notar uma sensação de batendo no peito, tontura, falta de ar ou fraqueza. Avise seu médico sobre seus sintomas, quanto tempo você os tomou e quais vitaminas e suplementos você está tomando, incluindo zinco.