casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Deficiência de cobre ou de zinco

O cobre e o zinco são minerais que o corpo necessita para várias funções no corpo. O zinco promove boa saúde e auxilia na cicatrização de feridas. O cobre ajuda a formar glóbulos vermelhos. A maioria das pessoas obtém quantidades adequadas desses minerais através da dieta, mas algumas pessoas podem experimentar uma deficiência de zinco ou cobre, mas essas condições não são comuns nos Estados Unidos. Tratamento para uma deficiência mineral geralmente inclui mudanças na dieta ou suplementação.

Causas

Não comer alimentos suficientes ricos em cobre ou zinco pode causar uma deficiência. A maioria das pessoas se alimenta de ambos os minerais comendo uma dieta balanceada. A ingestão dietética recomendada de cobre é de 900 mcg por dia para adultos, de acordo com o MedlinePlus. Os homens precisam de 11 mg e as mulheres precisam de 8 mg de zinco diariamente, mas mulheres grávidas ou que amamentam precisam de quantidades maiores do mineral para ajudar o bebê a crescer e se desenvolver adequadamente, de acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos.> Uma deficiência de zinco pode causar uma condição chamada pica, que faz com que uma pessoa implore itens não alimentares, como gelo, sujeira e amido. Os sintomas adicionais de uma deficiência de zinco incluem crescimento lento em crianças, impotência para os homens, diarréia, diminuição do apetite e feridas na pele. A deficiência de cobre pode causar problemas médicos, como anemia e osteoporose.

O aumento da ingestão de alimentos ricos em cobre e zinco pode ajudar a melhorar a deficiência. A água potável pode conter cobre por causa da lixiviação de tubos de cobre. Frutos secos, como ameixas secas, verduras de folhas escuras, feijões, carnes de órgãos, cacau e alimentos integrais são boas fontes alimentares de cobre. Alimentos ricos em zinco incluem ostras, carne vermelha, frutos do mar e cereais matinais fortificados. Cada mineral está disponível como suplemento dietético. Sempre consulte um profissional de saúde antes de tomar qualquer suplemento vitamínico.

Tomar um suplemento de zinco para tratar uma deficiência de zinco pode causar uma deficiência de cobre, porque o suplemento pode bloquear parcialmente a absorção de cobre. Tomar 150 mg de zinco por dia durante dois anos pode causar uma deficiência de cobre, de acordo com o MedlinePlus. Além disso, tomar grandes quantidades de vitamina C pode bloquear a absorção de cobre. Usar sprays nasais contendo zinco pode causar perda da capacidade de cheirar.