Pessoas mais altas tendem a ter corpos maiores em geral do que pessoas mais baixas, o que significa que quanto mais alto você é, maior a cintura provavelmente será. Você pode descobrir se o seu tamanho de cintura está dentro do intervalo saudável para a sua altura usando a relação cintura-altura. Se você tem uma cintura que é muito grande, é um sinal de que você pode ter um tipo perigoso de gordura em torno de seus órgãos chamados de gordura visceral. Este tipo de gordura indica um aumento do risco de câncer de mama, problemas de vesícula biliar, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. (ref 6) Para uma avaliação mais personalizada do tamanho do seu corpo e dos riscos à saúde associados, fale com o seu médico.
Tamanho recomendado para a altura da cintura
Uma maneira rápida de estimar se o tamanho da sua cintura é saudável é dividir sua circunferência da cintura em centímetros pela sua altura em polegadas. Pessoas que tinham uma cintura muito grande em comparação com a sua altura foram 11 vezes mais propensas a desenvolver doenças cardíacas em um estudo publicado no International Journal of Obesity em 2008. (ref 5)
A cintura-a-altura A razão é a melhor maneira de rastrear um risco aumentado de doença cardíaca do que usar o índice de massa corporal ou a circunferência da cintura apenas, de acordo com um artigo de revisão publicado em 2012 na revista Obesity Reviews. (ref 4) Uma faixa saudável para mulheres é de 0,42 a 0,49 e para homens, entre 0,43 e 0,53. Qualquer coisa abaixo disso é considerado abaixo do peso, e qualquer coisa acima disso é considerada acima do peso. Se você é uma mulher que tem 5 pés, 4 centímetros de altura, você deve ter um tamanho de cintura de 27 a 31 polegadas; Se você é uma mulher que é de 5 pés, 9 centímetros de altura deve ter uma cintura medindo entre 29 e 33 polegadas. (usado ref 3)
Tamanho do quadro e tamanho da cintura
A altura unidirecional afeta o tamanho da cintura através de seu efeito no tamanho do quadro. Pessoas mais altas tendem a ter quadros maiores do que pessoas mais baixas, e pessoas com uma estrutura maior também terão uma cintura maior. É por isso que a relação cintura-quadril é às vezes recomendada com o uso da circunferência da cintura sozinha. (ref 1) Essa medida é calculada dividindo sua circunferência da cintura pela circunferência do quadril - qualquer valor acima de 0,8 para mulheres ou 0,95 para homens indica um risco maior de doença. (ref 7)
Uma maneira rápida de estimar o tamanho do quadro é envolver o dedo indicador e o polegar direito em torno do pulso esquerdo. Se seus dedos se encontram, você tem um quadro médio. Os dedos sobrepostos indicam uma moldura pequena e, se os seus dedos não tocarem, você terá uma moldura grande. Outro método requer realmente medir seu pulso. Por exemplo, homens com pelo menos 5 pés, 5 polegadas de altura têm um quadro médio se o tamanho do pulso estiver entre 6,5 e 7,5 polegadas. (ref 2) Se você tem um quadro grande, sua cintura é mais provável de estar na extremidade superior do intervalo recomendado para sua altura.
Tomando Medidas Adequadas -
Ao tirar sua medida de cintura, você precisa fazer isso na sua cintura natural. É aqui que a sua cintura é menor, não no lugar onde a distância é maior. Isso é tipicamente a meio caminho entre o seu umbigo e o início de sua caixa torácica. O oposto é verdadeiro quando se toma a medida do quadril - neste caso, você vai querer colocar a fita em torno da parte mais larga de seus quadris. Às vezes, ajuda a fazer algumas medições para encontrar a mais adequada. Em ambos os casos, é melhor colocar a fita diretamente contra a pele, em vez de medir a roupa.
Dicas para encolher a cintura
Se o tamanho da cintura for maior que o recomendado, você pode tomar medidas para reduzi-la. . Uma combinação de mudanças na dieta, cardio e treinamento de força é muitas vezes a melhor maneira de fazer isso. O exercício é particularmente importante para se livrar da gordura visceral, por isso procure pelo menos duas sessões de treinamento de força por semana e cerca de 60 minutos por dia de cardio para ajudá-lo a perder peso. Você também vai querer cortar calorias de sua dieta e comer 500 a 1.000 calorias a menos do que você queima para perder 1 a 2 quilos por semana. Faça isso comendo menos alimentos gordurosos, alimentos açucarados e grãos refinados, enquanto continua a ingerir muitos vegetais, frutas, cereais integrais e alimentos com proteínas magras. (ref 6)