A amenorréia é quando uma mulher em idade fértil não menstrua. Esta condição afeta 2 a 5 por cento de todas as mulheres em idade fértil nos EUA, de acordo com o site Aetna IntelihHealth. Uma das coisas que podem desencadear amenorréia é estar abaixo do peso. Se você tiver dúvidas sobre seu peso ou amenorréia, converse com seu médico.
Amenorréia primária
A amenorréia primária ocorre quando uma menina não teve seu primeiro período aos 15 anos de idade. Meninas com amenorréia primária geralmente passam por outras mudanças da puberdade, mas não começam a menstruar quando esperado. A amenorreia primária é tipicamente causada por cromossomos anormais, obstrução vaginal, doença hipofisária ou problemas com o hipotálamo. Embora geralmente não seja causada por estar abaixo do peso, anorexia e exercício excessivo também podem desencadear essa condição.
Amenorréia secundária
amenorréia secundária ocorre quando uma mulher que estava menstruada repentinamente interrompe a menstruação por três meses ou mais. A amenorreia secundária pode ocorrer por ter um peso corporal extremamente baixo, mas também pode ser causada por vários outros fatores. Gravidez, estresse, medicamentos anticoncepcionais, problemas de tireoide, exercícios extenuantes e certos tipos de medicamentos podem causar amenorreia secundária.
IMC saudável
Você pode ser capaz de prevenir alguns casos de amenorréia mantendo um peso saudável, determinado pelo índice de massa corporal. Para calcular o seu IMC, multiplique a sua altura em polegadas pela sua altura em polegadas. Use esse número para dividir o número do seu peso em quilos e multiplique esse número por 703. Se você não quiser fazer as contas sozinho, use uma das várias calculadoras de IMC on-line. Mulheres com IMC menor que 18,5 estão abaixo do peso. Aqueles com um IMC entre 18,5 e 24,9 estão em um peso normal, enquanto aqueles com um IMC entre 25 e 29,9 estão acima do peso. Mulheres com um IMC de 30 ou acima são obesos.
Considerações
A fim de manter o seu IMC na faixa saudável, comendo uma dieta saudável e equilibrada. Certifique-se de estar cumprindo as quantidades diárias recomendadas para cada nutriente. Apontar para uma quantidade moderada de exercício, mas evite se exercitar excessivamente. Se tiver dificuldades em manter um IMC adequado, contacte o seu médico para aconselhamento.
Riscos de estar abaixo do peso
Além de aumentar o risco de amenorreia, existem várias outras preocupações associadas ao baixo peso, de acordo com a edição de agosto de 2008 do "Today's Dietitian". Indivíduos com baixo peso podem consumir poucos nutrientes, o que pode levar a um enfraquecimento do sistema imunológico e a um aumento do risco de infecções. Eles podem ter menor massa muscular, interrupção da regulação hormonal e perda de cabelo. As mulheres com baixo peso também têm um risco aumentado de osteoporose e anemia.
Advertência
Sempre procure o conselho do seu médico se tiver períodos faltosos. Embora alguns casos de amenorréia podem ser desencadeados por estar abaixo do peso, você deve sempre obter uma avaliação completa para determinar se isso é realmente o que está causando sua falta de menstruação. Não tente diagnosticar a causa ou tratar você mesmo.