Chasteberry
Chasteberry é o fruto de um arbusto que é comum na Ásia Central e no Mediterrâneo. Ele também atende pelos nomes de casta-árvore baga, vitex e pimenta do monge. Este último vem da evidência de que o chasteberry foi usado para promover a castidade e que os monges na Idade Média o usavam para diminuir o desejo sexual.
Usos Tradicionais
O Chasteberry tem sido usado tradicionalmente para aliviar os sintomas menstruais e estimular o desejo sexual. produção de leite materno, de acordo com o Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa. Alguns pequenos estudos indicam que o chasteberry pode ser benéfico para a síndrome pré-menstrual, pode ajudar a aliviar a dor no peito e pode ter um papel na reversão de alguns tipos de infertilidade, mas não há evidência científica suficiente para confirmar os achados preliminares.
Chasteberry é um ingrediente em produtos da perda de peso, como SlimQuick, que são comercializados como queimadores de gordura para as mulheres. Em sua análise do SlimQuick, UltimateFatBurner.com afirma que o produto contém alguns ingredientes úteis para perda de peso. Mas os ingredientes "orientados para as mulheres", como o chasteberry, são "inúteis" para queimar gordura. A revisão diz que não há efeito comprovado no metabolismo destes ingredientes, e nenhum mecanismo que facilite a perda de peso.
Mitos de perda de peso
De acordo com a American Heart Association, alegações de perda de peso enganosas podem levar a dietas que prejudicam a sua saúde, causam desconforto físico e o deixam desapontado quando você não alcança os resultados esperados. A AHA diz que a noção de "alimentos que queimam gordura" é pouco mais que "folclore alimentar" e "mito não substanciado".
Considerações
O uso de chasteberry para os sintomas da TPM tem algum apoio científico. Usando o chasteberry para perda de peso não tem nenhum. Os efeitos colaterais associados ao chasteberry incluem reações alérgicas, problemas estomacais, erupções cutâneas semelhantes a acne e tontura. Como o chasteberry pode afetar os níveis hormonais, mulheres grávidas e lactantes não devem usá-lo.