Uma das coisas confusas sobre comprar vitaminas e suplementos é entender os rótulos. EGCG - iniciais que você pode encontrar orgulhosamente exibido em um frasco de suplementos para perda de peso - significa galato de epigalocatequina, um poderoso antioxidante encontrado em chás e alguns alimentos. Ela estimula seu sistema imunológico e pode ajudá-lo a perder peso e protegê-lo contra algumas doenças, incluindo câncer.
EGCG em Alimentos e Bebidas
EGCG, que você também pode ver em rótulos de produtos como catequinas ou flavonóides, É a razão pela qual alimentos como mirtilos, chocolate amargo e vinho tinto são apontados como “super alimentos” na mídia. O chá verde contém concentrações especialmente altas, razão pela qual seu uso aumentou em popularidade nos últimos anos. Se o EGCG for um ingrediente de uma vitamina ou suplemento que você está tomando, seu valor dependerá de quanto está incluído na dose recomendada. Estudos clínicos ligando EGCG a benefícios de saúde envolvem o uso de 300mg ou mais.
Mayo Clinic Research
Em um ensaio clínico realizado por pesquisadores da Mayo Clinic, um terço dos pacientes com leucemia que tomaram EGCG em cápsula mostrou melhora. Os pacientes tinham uma forma comum e incurável de leucemia conhecida como leucemia linfocítica crônica. O estudo, conduzido pelo Dr. Tait Shanafelt e publicado em 2009 no “Journal of Clinical Oncology”, envolveu a administração de 300mg a 2.000mg de EGCG em forma de cápsula, duas vezes ao dia. Pesquisadores da Mayo Clinic estão realizando um estudo de acompanhamento para testar os possíveis benefícios do EGCG no tratamento da leucemia. Os homens que consumiram 660mg de EGCG perderam significativamente mais peso do que os homens que consumiram o EGCG. 22mg de EGCG em um estudo conduzido por Kevin Maki e publicado em 2009 no “Journal of Nutrition”. No estudo de Maki, o EGCG foi tomado em forma de chá - os níveis mais altos de catequinas estavam no chá verde, os mais baixos no chá preto. Após 12 semanas, os bebedores de chá verde tinham perdido 5,4 libras. e os bebedores de chá preto 2,9 lbs. Os homens cujas dietas incluíam mais EGCG também perderam significativamente mais peso no abdômen. Os participantes do estudo de Maki também exercitam e restringem sua ingestão calórica.
EGCG A perda de peso sem dietas
Dois estudos sugerem que o EGCG pode ser eficaz na perda de peso mesmo quando não é acompanhado por dieta. Em um estudo conduzido por Michael Bose, pesquisador da Universidade Rutgers, ambos os roedores obesos e saudáveis foram alimentados com ECGC. Todos os animais mantiveram dietas ricas em gordura. Os roedores com excesso de peso perderam peso e os animais com peso saudável não ganharam peso. Um estudo do pesquisador alemão Michael Boschmann também demonstrou uma ligação entre a perda de peso e o consumo de chá verde. No estudo de Boschmann, publicado no "Journal of American College of Nutrition" em 2007, homens que consumiram 300mg de ECGC oxidaram a gordura mais rapidamente do que os homens que não consumiram nenhum.
Considerações
O EGCG parece ser seguro, mesmo quando tomado em doses elevadas. Se o EGCG é apenas um ingrediente em sua vitamina ou suplemento, no entanto, pode não ser seguro tomar mais cápsulas para atingir uma quantidade maior de EGCG. Uma alternativa seria beber chá verde. Uma xícara de chá verde fabricada a partir de folhas soltas contém 127mg de EGCG, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Chá fabricado a partir de sacos pode conter substancialmente menos, mas a quantidade deve aparecer nos rótulos do produto. Se você decidir beber chá verde em vez de tomar EGCG em forma de cápsula, você deve saber que o chá verde contém cafeína, embora muito menos do que no chá preto.