Uma xícara de café pode te acordar e fazer você ir de manhã e a cafeína em seu café também pode ajudar a queimar calorias. De acordo com MayoClinic.com, a cafeína pode estimular a termogênese, que é uma maneira de o seu corpo gerar calor e energia. Como o efeito termogênico gera calor, a termogênese queima calorias, de acordo com Elisa Zied, nutricionista registrada em Nova York e autora de "Nutrição na Ponta dos Dedos".
A palavra "termogênese" significa produção de calor, de acordo com Zied, enquanto a cafeína é uma substância amarga encontrada em certas plantas, observa Medline Plus, um serviço do National Institutes of Health. Também pode ser feito pelo homem e adicionado a certos alimentos. A cafeína é encontrada no café, chá, chocolate, colas com cafeína e alguns remédios vendidos sem receita médica, incluindo pílulas dietéticas. Além de ter um efeito termogênico, Medline Plus relata que a cafeína reduz o apetite.
Um estudo no American Journal of Clinical Nutrition observou que a cafeína tem um efeito termogênico. Na investigação dos efeitos da cafeína em pessoas saudáveis que consumiam regularmente quantidades moderadas de cafeína, 100 mg, 200 mg e 400 mg de cafeína estimulavam a termogênese. Quanto mais cafeína consumida, maior o efeito termogênico. Outro estudo sugere que a termogênese pode ser mais pronunciada em certas pessoas. Em um pequeno estudo de termogênese induzida por cafeína em 10 mulheres magras e 10 obesas, o efeito termogênico foi maior em mulheres magras e durou mais tempo, em comparação com mulheres obesas que consomem cafeína.
Perda de peso
A cafeína pode ser levemente Aumente a perda de peso ou evite o ganho de peso, confirma MayoClinic.com. Além da queima de calorias via efeito termogênico, a cafeína aumenta a quantidade de urina que o corpo segrega, resultando em perda de água. Ainda não está claro se a cafeína resulta em perda de peso significativa ou permanente. MayoClinic.com indica que a pesquisa sobre a conexão entre cafeína e perda de peso ainda não é definitiva. De fato, alguns estudos descobriram que o café descafeinado pode estimular a perda de peso modesta, o que sugere que substâncias ou fatores além da cafeína podem ter um papel na perda de peso.
Considerações
A cafeína é segura para a maioria das pessoas quando consumida em moderação. Consumir mais de quatro xícaras de café com cafeína por dia, no entanto, pode evitar que você durma bem o suficiente, provoque dores de cabeça e até mesmo cause ritmos cardíacos anormais, relata o Medline Plus. Além disso, a cafeína pode interagir com certos antibióticos e medicamentos para asma. Também tenha em mente que algumas bebidas especiais de café são ricas em calorias e gorduras, assim como cafeína. Beber muitas dessas bebidas cafeinadas gordurosas pode resultar em ganho de peso, não em perda.