Se você estiver em uma dieta e quiser experimentar um suplemento para perda de peso, mas estiver preocupado com os efeitos colaterais desconhecidos dos produtos fitoterápicos, poderá se sentir tentado a experimentar uma simples pílula como a gelatina pura. A gelatina tem sido elogiada por seus efeitos de perda de peso há anos, mas há escassa pesquisa para apoiar essas alegações. No entanto, uma vez que a gelatina é relativamente segura e tem alguns benefícios nutricionais, pode valer a pena dar uma olhada.
Identificação
A gelatina é uma substância insípida, inodora extraída por ferver o osso, tendões, ligamentos e pele de animais, geralmente porcos e vacas, embora sejam por vezes utilizados subprodutos de peixe. Foi consumido pela primeira vez como alimento pelos franceses, embora não tenha sido produzido comercialmente até a década de 1890, quando Charles Knox fundou a Knox Gelatin. Ele contém vários aminoácidos, que são os blocos de construção das proteínas, bem como o colágeno, um composto que o corpo precisa para uma pele saudável, unhas, articulações e cartilagem. A gelatina é geralmente encontrada na forma de pó para cozinhar, mas também está disponível em cápsulas de suplemento. Proponentes do uso de gelatina para perda de peso afirmam que o seu aminoácido lisina ajuda a promover o crescimento muscular e sua arginina aumenta a energia metabolismo. Eles também afirmam que, ao usar a gelatina como um substituto da gordura, você pode reduzir o conteúdo energético dos alimentos sem nenhum efeito negativo no sabor. As pílulas de gelatina normalmente não contêm açúcar, amido ou carboidratos, tornando a gelatina uma maneira de desfrutar de uma sobremesa ou lanche e ainda manter uma dieta com baixo teor de gordura ou pouco carboidrato.
Expert Insight -
Dois estudos contrastantes fornecem resultados mistos sobre se a gelatina tem algum efeito de perda de peso clinicamente comprovado. Pesquisadores da Universidade de Maastricht, na Holanda, publicaram um estudo em abril de 2009 na revista "Clinical Nutrition" que mostrou que um café da manhã contendo gelatina como fonte de proteína reduziu a ingestão de alimentos no almoço em 20% em comparação com outras proteínas. No entanto, outro estudo da mesma universidade, publicado em setembro de 2010 na revista Physiology and Behavior, analisou pessoas que já haviam perdido 6% do peso corporal e descobriu que o uso de gelatina como fonte protéica não teve nenhum efeito especial na manutenção da perda de peso.
Considerações
Algumas pessoas podem ter motivos religiosos ou morais para evitar produtos de gelatina de vaca ou porco. Nestes casos, uma gelatina à base de peixe pode ser substituída. Infelizmente, nem todos os fabricantes indicam nos rótulos de seus suplementos de gelatina a fonte da gelatina que usam. Embora a gelatina contenha aminoácidos, é uma proteína incompleta e você nunca deve usá-la como a única fonte de proteína em sua dieta. A gelatina é geralmente segura, embora possa causar inchaço, azia ou arrotos e até mesmo uma reação alérgica em indivíduos sensíveis.