casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Ganho de Peso, Intolerância ao Glúten e Fome Constante

Ganho de peso é o resultado de seu corpo não usar toda a energia que é fornecida e armazenar as calorias extras como gordura. Embora o ganho de peso seja mais frequentemente associado a uma alta ingestão de calorias ou a baixos níveis de atividade física, muitos fatores podem comprometer a capacidade do organismo de metabolizar adequadamente a energia fornecida pelos alimentos que ingere. Entre esses fatores estão distúrbios endócrinos, como hipotireoidismo e síndrome dos ovários policísticos; alguns medicamentos; altos níveis de estresse; e sono inadequado. Alergias alimentares, como a intolerância ao glúten, também podem ser as culpadas, seja com ganho de peso ou com a incapacidade de perder peso.

Prevalência da intolerância ao glúten

A maioria das pessoas conhece a doença celíaca, uma condição que afeta 1 por cento da população e que é caracterizada por uma alergia ao glúten e uma ampla gama de problemas gastrointestinais. O único tratamento para esta condição médica séria é uma vida inteira de eliminação de glúten. Embora a intolerância ao glúten não seja rotineiramente investigada ou diagnosticada, ela afeta pelo menos 6% da população, ou 18 milhões de americanos, de acordo com o Centro de Pesquisa Celíaca da Universidade de Maryland.

Sintomas da Intolerância ao Glúteo

Se você é intolerante ao glúten, você pode experimentar diferentes sintomas que podem ser difíceis de relacionar com essa intolerância, especialmente considerando que os sintomas geralmente não são específicos e altamente variáveis ​​entre os indivíduos. Algumas pessoas experimentam dores de cabeça, nevoeiro cerebral, problemas gastrointestinais semelhantes aos associados à síndrome do intestino irritável, fadiga e até mesmo formigamento nas extremidades. Dr. Stephen Wangen, fundador do Centro de Tratamento IBS e autor de "Saudável Sem Trigo", também relata uma extensa lista de condições associadas à intolerância ao glúten, incluindo déficit de atenção e hiperatividade, vitiligo, refluxo gastro-esofágico, artrite reumatóide, acne, asma e osteoporose, entre outros. Ganho de peso também pode resultar da intolerância ao glúten, provavelmente devido a um aumento do apetite e da fome.

Glúten e ganho de peso

Embora mais pesquisas sejam necessárias para explicar a ligação entre intolerância ao glúten e distúrbios metabólicos, como peso ganho, alguns mecanismos foram destacados para explicar esta observação. Por exemplo, Tommy Jönsson, pesquisador da Universidade de Lund na Suécia e autor de um artigo publicado na edição de dezembro de 2005 da revista Nutrition and Metabolism, propõe que o glúten e potencialmente outras lectinas em grãos contribuiriam para o desenvolvimento da resistência à leptina. A leptina é um hormônio envolvido no envio de sinais de saciedade, que dizem ao seu cérebro que você está cheio e que já comeu o suficiente. Se o seu corpo se torna resistente à sua ação, é mais provável que você tenha fome constante, coma mais nas e entre as refeições e ganhe peso.

Adquirindo sem glúten

Obtendo um diagnóstico preciso da sua intolerância ao glúten , ou tentando identificar como o glúten pode fazer você ganhar peso extra, não é fácil e não garante que você encontre uma resposta para o seu problema. A melhor maneira de determinar se você é intolerante ao glúten e se o glúten está causando o ganho de peso é eliminar completamente o glúten da sua dieta por um período de pelo menos um a dois meses. Durante esse tempo, leia os rótulos dos alimentos com cuidado para evitar todos os vestígios de glúten, e se você comer fora, faça as perguntas do servidor para garantir que sua comida não contenha glúten. Acompanhe os seus sintomas e o seu peso corporal e, dentro de algumas semanas, poderá ver claramente se o glúten era o problema que está por detrás do seu aumento de peso.