casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição

Corrida e baixa contagem de espermatozóides

As causas dos problemas de fertilidade parecem dividir-se de maneira bastante equilibrada entre questões femininas e masculinas. A fertilidade está relacionada à saúde geral, e a chave para a concepção é buscar moderação e equilíbrio em todo o seu estilo de vida. Alguns homens fazem funcionar um dos pilares de sua atividade física regular. É possível exagerar e ferir a fertilidade, incluindo sua contagem de espermatozóides. A contagem de espermatozóides zero ou baixa é a causa mais comum de infertilidade masculina, segundo relatórios da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva. "Contagem de espermatozóides" refere-se à porcentagem de espermatozóides encontrados no ejaculado pela análise do sêmen. Embora a baixa contagem de espermatozóides seja certamente a forma mais comumente mencionada de infertilidade por fator masculino, esse não é o único ponto de preocupação. Forma dos espermatozóides (morfologia) e movimento (motilidade) também pode afetar a fertilidade do homem.

Benefícios da Corrida

Peso, especificamente o índice de massa corporal (IMC), tem sido demonstrado pela pesquisa para afetar a fertilidade . Alguns pacientes que procuram consulta para infertilidade são instruídos a fazer mudanças mais saudáveis ​​em seu estilo de vida - especificamente, perder peso. Um estudo publicado em 2007 na revista "Human Reproduction" viu um aumento na infertilidade quando o IMC masculino aumentou.

Correr regularmente pode ser uma maneira eficiente de controlar o IMC. No entanto, dados seus possíveis efeitos negativos, os especialistas em fertilidade estão mais inclinados a recomendar exercícios menos estressantes para seus pacientes. Os hormônios são responsáveis ​​pela produção de espermatozóides, pesquisa publicada no Journal of Andrologia "em 2007 confirmado. Além disso, um estudo publicado no "Journal of Endocrinology", em 2009, mediu as respostas hormonais e a qualidade espermática de homens engajados em exercícios extenuantes de longo prazo em esteira rolante. O pesquisador Mohammad Reza Safarinejad e sua equipe concluíram que esse exercício diminuiu a fertilidade masculina.

Expert Insight -

Dr. Philip Chenette, do Centro de Fertilidade do Pacífico, aponta vários resultados do estudo que relacionam a corrida com a infertilidade masculina. Ele defende a moderação e recomenda que os homens que estão buscando a paternidade evitem o treinamento de alta intensidade.

Dr. Michael Werner, especialista em fertilidade masculina, concorda que exercícios moderados são bons, e também adverte homens que querem se tornar pais biológicos contra o esforço extenuante. Werner diz que correr mais de 100 quilômetros por semana pode levar à espermatogênese diminuída, ou à criação de novos espermatozóides. Como o estudo "Journal of Endocrinology" de Safarinejad demonstrou, as respostas hormonais e resultantes diminuição na qualidade espermática devido ao excesso de exercício reverter para o nível pré-exercício quando os homens interromperam o exercício de alto impacto.

Equilibrar a necessidade de IMC saudável com a importância de não exagerar pode representar um desafio para alguns Corredores ocupados. Para promover sua própria fertilidade, alguns homens escolherão alternativas à corrida que sejam menos estressantes. Os corredores também podem consultar especialistas, como instrutores pessoais certificados em sua academia local ou aqueles listados pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva, para orientação.