A maltodextrina é um ingrediente comum em muitos shakes de proteína prontos para beber e bebidas esportivas. Este carboidrato complexo é digerido rapidamente, o que pode proporcionar muitos benefícios para melhorar o desempenho dos levantadores de peso, atletas e fisiculturistas. No entanto, devido aos seus carboidratos de alto índice glicêmico, você pode evitar a ingestão de maltodextrina em grandes quantidades ao longo do dia para conseguir a perda de peso. Sempre consulte o seu médico antes de usar qualquer suplemento dietético.
A maltodextrina é uma fonte oligossacarídica derivada do milho de carboidratos, e é comumente adicionada a shakes de proteínas comerciais prontas e outros produtos. Os oligossacarídeos contêm entre três e 20 açúcares ligados, mas se qualificam como carboidratos complexos. Alguns produtos incluem a maltodextrina como adoçante, porque não é tecnicamente um açúcar, permitindo que as empresas chamem seus produtos de "sem açúcar".
Os carboidratos desempenham um papel enorme na sua batalha pela perda de peso. A principal fonte de combustível para o corpo, os carboidratos também armazenam prontamente como gordura corporal, de acordo com o "Xtreme Lean" dos fisiculturistas profissionais Jonathan Lawson e Steve Holman. Em particular, os carboidratos de rápida digestão, como a maltodextrina, aumentam o hormônio insulina, o que faz com que mais açúcares sejam armazenados como gordura corporal. À primeira vista, pode parecer que a maltodextrina não tem lugar em uma dieta de emagrecimento ou programa de nutrição. No entanto, os efeitos da maltodextrina sobre os níveis de insulina podem ser vantajosos se você usá-lo nos momentos certos.
A maltodextrina aumenta os níveis de insulina e glicose mais do que o pão branco, outro carboidrato de alta glicemia e de rápida digestão. Um momento benéfico para desencadear propositalmente uma alta secreção de insulina é imediatamente após um treino, quando o corpo precisa reabastecer rapidamente as reservas de carboidratos na forma de glicogênio muscular. Por exemplo, Gatorade e Powerade contêm maltodextrina para recuperação muscular. A insulina leva a glicose, aminoácidos, minerais e vitaminas para as células musculares para iniciar o processo de reparo, de acordo com "Anabolizantes Ótimas", de Jeff Anderson.
Benefícios
A maltodextrina pode fornecer uma fonte conveniente de alto índice glicêmico carboidratos que você pode adicionar a shakes de proteína caseiros, smoothies de frutas ou bebidas esportivas. De fato, a maltodextrina geralmente aparece em fórmulas de recuperação de ganho de peso e pós-treino. Fornecer os nutrientes adequados para a recuperação muscular após um treino permite que o corpo queime a gordura de forma mais eficaz. Na verdade, os músculos desnutridos são canibalizados para uso de energia, o que retarda a taxa metabólica, segundo David Zinczenko, autor de "The Abs Diet". Nem todos os carboidratos complexos são inerentemente bons e nem todos os açúcares são necessariamente maus, de acordo com Zinczenko. Alguns carboidratos complexos, como a maltodextrina, digerem rapidamente e podem, portanto, promover o ganho de gordura. Por outro lado, açúcares frutose naturais de frutas frescas têm baixos escores na escala glicêmica, o que significa que eles não aumentam significativamente os níveis de insulina. O consumo de carboidratos torna-se importante porque a baixa ingestão de carboidratos estimula a perda de gordura ao longo do dia. Carboidratos com alto índice glicêmico aceleram a recuperação muscular e apoiam a perda de peso após os treinos, de acordo com Lawson e Holman.