Os corredores de distância desenvolvem uma forma física magra para melhorar seus tempos de corrida, mas a mesma relação nem sempre é válida para os nadadores, cujos corpos não precisam trabalhar contra a gravidade. No entanto, o ganho de peso afeta sua flutuabilidade, sua resistência e seu perfil à medida que você se movimenta na água, podendo afetar sua velocidade de nado de maneiras imprevisíveis.
Body Shape
Ao contrário de criaturas aquáticas cujos corpos se movem na água com um mínimo de resistência, os corpos humanos são construídos para viagens bipedais em terra. Na água, os nadadores confiam em trajes aerodinâmicos e na forma adequada para cortar mais alguns centésimos de segundo de seus tempos. Seu físico também pode lhe dar uma vantagem natural na água. Nadadores com baús largos, mas finos, andam mais alto na água, dando-lhes uma ligeira vantagem; Nadadores com corpos superiores mais estreitos e mais grossos têm um perfil de natação mais baixo e precisam gastar mais esforço para se manterem em movimento. O excesso de quilos pode tornar alguns tipos de corpo mais simples.
Flutuabilidade
O tecido muscular é mais denso que o tecido adiposo. Mais gordura significa maior flutuação, então um nadador competitivo que ganha peso deve adaptar-se a um estilo diferente de nadar com um corpo mais flutuante. Por outro lado, perder peso o deixará menos flutuante. Um nadador mais flutuante terá tempos de natação mais rápidos, mas apenas até certo ponto. O excesso de gordura em excesso limitará sua resistência e amplitude de movimento, compensando quaisquer benefícios que você possa ver de maior flutuabilidade. Um estudo das velocidades de natação e flutuabilidade publicado no "Journal of Strength and Conditioning Research" descobriu que os nadadores que usavam placas de látex para simular a flutuabilidade do excesso de peso e da obesidade tinham tempos de natação mais lentos. No entanto, os pesquisadores observam que as características de arrasto das almofadas de látex e do tecido adiposo não são as mesmas.
A Mecânica da Natação
Juntamente com a potência inicial que você aplica para movimentar seu corpo através da água, e a velocidade de natação da influência da frequência do traçado. Traços mais longos com maior potência resultam em tempos de natação mais rápidos. Para obter esses golpes mais longos e mais poderosos, você deve ter toda a amplitude de movimento através de sua cintura e quadris peitorais. Excesso de peso pode se tornar um fator limitante para a mobilidade na água, particularmente para o nado peito e nado costas.
Considerações sobre saúde
Manter um peso corporal saudável é bom para você tanto dentro quanto fora da água. Se você consome muitas calorias e fica acima do peso ou consome poucas calorias para abastecer seu corpo, sua velocidade de nado será afetada negativamente. Converse com seu médico ou técnico de natação sobre como manter uma proporção saudável de gordura para músculos. Dependendo do seu tipo de corpo e peso atual, o excesso de peso pode ajudar ou não os tempos de natação na competição. No entanto, se você estiver com sobrepeso, perder gordura em excesso pode ajudar sua resistência drasticamente. Movendo menos massa através da água leva menos energia, então ter um corpo mais longo e mais magro pode melhorar sua velocidade de nado. , , ] ]