A água é essencial para a vida humana. Embora você possa sobreviver semanas sem comida, você só pode viver alguns dias sem água. Todos os seus sistemas e órgãos corporais precisam de água para funcionar. Seu corpo naturalmente perde a água diariamente, e quando falha em substituir essa perda, você fica desidratado. A desidratação faz com que os processos básicos do seu corpo diminuam, levando a uma diminuição temporária do seu metabolismo.
Sinais de desidratação
Você perde água através do suor, da urina, das fezes e da respiração. Temperaturas quentes e esforço físico aumentam a taxa de perda de água. Sede, dores de cabeça e fadiga são sintomas comuns de desidratação leve. Tontura, micção pouco frequente, boca pegajosa e cãibras musculares são outros sintomas. A desidratação grave pode resultar em confusão, calafrios, pressão arterial baixa e ritmo cardíaco acelerado.
Uma perda de 1 a 2% do teor de água do seu corpo é suficiente para deixar você com sede, mas às vezes as pessoas não sinta sede até que estejam quase 3% desidratados. Em um dia frio, a desidratação leve não é debilitante, mas em clima quente, pode comprometer o desempenho físico e contribuir para doenças induzidas pelo calor. Se você atingir 5 por cento de desidratação, seu desempenho pode sofrer ainda mais drasticamente. O metabolismo ajuda a tornar possível as atividades diárias do seu corpo para queimar calorias, incluindo funções básicas, como exercício A desidratação pode retardar todas essas funções e fazer com que você queime menos calorias.
Quando as células são privadas de água ou fluido, elas encolhem levemente. O corpo sente a mudança no tamanho das células e usa-o como um sinal para retardar o metabolismo. Quando as pessoas experimentam 3 por cento de desidratação, seu metabolismo diminui em cerca de 2 por cento, relatou os pesquisadores da Universidade de Utah em 2003. Se você queima regularmente 2.000 calorias diariamente, isso significa que você queima cerca de 40 calorias a menos por dia.
As mulheres precisam de aproximadamente 91 onças de água por dia e homens, 125 onças, de acordo com o Instituto de Medicina. Pessoas que vivem em climas quentes ou que se exercitam muito precisam de mais. Você obtém cerca de 80% de sua água de bebidas e os 20% restantes dos alimentos que ingere. Comer regularmente alimentos ricos em água, como frutas e vegetais frescos, ajuda a aumentar a ingestão de líquidos.
Você não precisa contar os copos que bebe diariamente para garantir a hidratação. Em vez disso, verifique a cor da sua urina, que deve ser uma cor pálida e parecida com palha. Esteja ciente de que certos medicamentos e suplementos podem alterar a cor da sua urina. Um teste simples de turgor da pele, ou rigidez, também ajuda a avaliar a hidratação. Aperte a pele na parte de trás da mão ou abaixe o braço em uma barraca. A pele hidratada deve reagir rapidamente.
Permanecer bem hidratada durante o exercício físico
O exercício aumenta o risco de desidratação, especialmente se o fizer em condições quentes ou úmidas. Um estilo de vida ativo significa que você precisa beber mais para manter seus níveis de fluidos equilibrados. Além de beber água regularmente ao longo do dia, beber cerca de 20 onças de água nas horas que antecederam o seu treino. Tome outras 8 onças 20 a 30 minutos antes de começar. Para cada 20 minutos enquanto você se exercita, consuma 7 a 10 onças de fluido. Após o treino, beba outro 8 onças e 16 a 24 onças para cada quilo perdido durante a sessão.
A desidratação pode deixá-lo letárgico e cansado - interferindo com seus movimentos diários, que compõem 30% do seu metabolismo . Para maximizar este aspecto do seu metabolismo, mantenha-se hidratado para se sentir bem o suficiente para se exercitar, andar e fazer as tarefas.