O seu médico recomenda seguir um plano de refeições com baixo teor de ácido para aliviar vários sintomas gastrointestinais, como azia, úlceras e doença de refluxo ácido. Como os sintomas variam drasticamente de pessoa para pessoa, é crucial trabalhar com seu médico ou nutricionista para desenvolver um plano alimentar individualizado com base na frequência e gravidade dos sintomas. A boa notícia é que você provavelmente sentirá um alívio gastrointestinal quando aprender a implementar um plano de refeições com baixo teor de ácido.
A conexão do pH
O valor de pH de um determinado alimento dita seu conteúdo ácido. Alimentos com baixo valor de pH contêm altos níveis de ácido e alimentos com alto valor de pH têm baixo teor de ácido. A escala de pH varia de zero a 14. Se um alimento está bem no meio desta escala, possuindo um pH de sete, é considerado neutro. Os alimentos ácidos têm um pH inferior a sete e os alimentos alcalinos têm um pH acima de sete.
Dados de apoio
Manter os alimentos acima de um determinado pH ajuda a aliviar os problemas digestivos relacionados com o ácido. Seu nível de tolerância individual determina o intervalo que você precisa para se manter. Um pesquisador descobriu que os sintomas foram aliviados quando os pacientes com refluxo laringo-faríngeo aderiram a uma dieta com baixo teor de ácido, consistindo em alimentos e bebidas com um pH de cinco e acima. O refluxo laringo-faríngeo ocorre quando o ácido estomacal volta para o esôfago. O pequeno estudo consistiu em 20 pacientes que seguiram uma dieta estrita de baixo ácido durante duas semanas. Cerca de 19 dos 20 sujeitos apresentaram melhora, segundo resultados publicados na edição de agosto de 2011 da revista "Anais de Otologia, Rinologia e Laringologia".
Alimentos de Baixo Ácido
Alimentos com valor de pH de pelo menos 4,6 são considerados alimentos pouco ácidos, de acordo com Robert M. Kerr Food &Oklahoma State University. "Agricultural Products Center.", 3, [[Obter uma lista completa do valor do pH para alimentos comuns ajuda você a elaborar seu plano de refeições em torno de alimentos com um pH de 4,6 e acima. Você pode avaliar sua tolerância e fazer ajustes com base na quantidade de ácido que você pode tolerar. Exemplos de alimentos com um pH pf 4.6 ou superior incluem alcachofras, aspargos, abacate, brócolis, feijão, melão, couve de Bruxelas, cenoura e couve-flor.
Alimentos ácidos para evitar
Alimentos com um valor de pH variando de 0 a 4,5 são altamente ácidos, segundo a OSU. A maioria das frutas se enquadra nessa categoria. Exemplos de alimentos que você deve evitar incluem maçãs, damascos, mirtilos, frutas cítricas, uvas e mangas. Uma dieta baixa em ácido também exclui legumes em conserva, salsas, iogurte e vinagre. Alguns indivíduos sensíveis podem tolerar alimentos ácidos em pequenas porções, enquanto outros precisam seguir uma dieta estrita de baixo teor de ácido para evitar sintomas.