Coma alimentos que contenham fenilalanina, um aminoácido importante e essencial envolvido na produção de dopamina. Alimentos ricos em fenilalanina incluem aves, carne bovina, carne de porco, peixe, leite, ovos, iogurte, queijo e produtos de soja, como farinha de soja e tofu.
Adicionar fontes alimentares à sua dieta que contém tirosina, um aminoácido não essencial. A fenilalanina produz tirosina, outro precursor da produção de dopamina. Carnes e laticínios contêm alto teor de tirosina. Amendoim, amêndoas, sementes de gergelim e sementes de abóbora também contêm tirosina e são escolhas saudáveis para lanches entre as refeições.
Tome um suplemento de complexo B, super C e cobre a cada dia, além de um multivitamínico diário. O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) define diretrizes nutricionais com base nas necessidades nutricionais adequadas para manter um corpo saudável. Ao contrário das diretrizes padrão do USDA, os nutricionistas clínicos freqüentemente definem diretrizes diferentes para o tratamento de pacientes, como pacientes com baixos níveis de dopamina, que podem incluir valores diários crescentes para certos nutrientes. As vitaminas do complexo B contêm um espectro completo de vitaminas do complexo B, especialmente as vitaminas B6 e B9, que são essenciais na produção de dopamina e outras substâncias químicas importantes no cérebro. A vitamina C e o cobre mineral também são nutrientes vitais que ajudam a melhorar os níveis de dopamina.
Faça exercícios por pelo menos 30 minutos por dia. O exercício aeróbico melhora a circulação, permitindo que o cérebro e outros sistemas do corpo recebam os nutrientes vitais necessários para a função ideal. A atividade física também melhora a saúde mental, mas alguns exercícios podem oferecer mais apoio no combate aos sintomas associados aos baixos níveis de dopamina. Faça uma caminhada ou uma longa caminhada, navegando por uma nova rota, caminho ou bairro todos os dias. Caminhadas utiliza as habilidades de navegação do cérebro, melhorando assim os processos de pensamento em áreas de concentração, memória, coordenação e racionalização, entre outros.
Durma pelo menos oito horas todas as noites para que seu corpo pode produzir dopamina. Durante a noite, o cérebro produz e sincroniza substâncias químicas importantes no cérebro. O corpo precisa de um sono profundo e repousante para melhorar os níveis de dopamina. Atenha-se a um horário regular na hora de dormir e abstenha-se de exercícios, cafeína e lanches pesados pelo menos duas horas antes de dormir.
Adicione uma xícara ou duas de chá verde à sua dieta todos os dias. Vários estudos mostram os efeitos positivos que o chá verde tem sobre a saúde mental, mas um estudo realizado no Instituto de Saúde e Medicina Ambiental na China mostrou que o chá verde melhora significativamente os níveis de dopamina em ratos.
Dica
O aspartame contém alto teor de fenilalanina e aumenta os níveis de dopamina. O aspartame não é um açúcar natural, mas uma versão sintetizada de açúcar que liga um aminoácido e fenilalanina juntos. Mesmo assim, ambos os elementos são blocos naturais de proteína, e o aspartame é um ingrediente usado em alguns alimentos e bebidas, tornando o aspartame uma menção notável como fonte natural para aumentar a produção de dopamina. Use apenas com moderação ou ocasionalmente. Para mais informações sobre o uso de aspartame, consulte Recursos.
Advertências -
Sempre fale com seu médico ou nutricionista antes de fazer mudanças em sua dieta, tomar suplementos adicionais ou iniciar um novo regime de exercícios. , especialmente se você estiver sob medicação ou tratado para uma condição médica. Pessoas com fenilcetonúria (PKU) devem se abster de produtos contendo fenilalanina, adverte a Clínica Mayo. Se as condições não melhorarem usando métodos naturais para aumentar a dopamina, fale com o seu médico.
Coisas Necessárias
Alimentos proteicos
Nozes e sementes
Vitaminas do Complexo B
Super C vitaminas
Suplementos de cobre
Chá verde