Alergia alimentar
Uma alergia ou intolerância alimentar pode causar muitos sintomas. De acordo com Lawrence Wilson, M.D., especialista em intolerância alimentar e balanceamento nutricional, algumas das doenças relacionadas à intolerância alimentar ou alergia incluem doença celíaca, colite, diabetes, hipotireoidismo, esclerose múltipla e psoríase. Problemas comportamentais em crianças, ansiedade, asma, erupções cutâneas, dores de cabeça e insônia são todos possíveis sintomas de um problema com certos alimentos. Alergia e Malabsorção
Algumas doenças que causam má absorção podem ser o resultado de intolerância alimentar ou alergia. A doença celíaca, a doença de Crohn e a colite são síndromes de má absorção que Wilson implica como resultado de intolerâncias alimentares. Estas doenças podem causar inflamação do intestino delgado e impedir que nutrientes, como o ferro, sejam absorvidos. A inflamação também pode resultar em sangramento intestinal, o que pode causar anemia e diminuir ainda mais os níveis de ferro. De acordo com o pediatra Dr. Alan Greene, o consumo excessivo de leite em crianças pequenas pode levar ao ferro deficiência porque irrita o intestino e porque o cálcio no leite impede a absorção adequada do ferro. Ele observa que isso não é a mesma coisa que a intolerância à lactose, quando uma criança não tem a enzima necessária para digerir o açúcar do leite, a lactose. Nem é uma verdadeira alergia, porque não há sintomas que envolvam o sistema imunológico, como chiado, urticária ou inchaço facial.
A linha de fundo -
É mais preciso dizer que alergias alimentares podem causar ferro deficiência em vez de deficiência de ferro afeta alergias alimentares. A deficiência de ferro em si não tem efeito na alergia ou intolerância alimentar, embora possa aumentar a carga de sintomas ao induzir fadiga ou ao diminuir a função do sistema imunológico, o que aumenta a suscetibilidade à infecção.